saneamento basico
matrizes cimentícias

Revisão bibliométrica e mapeamento dos resíduos mais utilizados em matrizes cimentícias no Brasil

Nos últimos anos houve um aumento de pesquisas relacionadas à incorporação de resíduos em matrizes cimentícias. No entanto, ainda que diversos estudos indiquem o grande potencial de reaproveitamento de resíduos no setor da construção, a aplicação prática dessas pesquisas ainda é incipiente.

Diante disso, este estudo tem como objetivo investigar quais são os resíduos mais estudados por pesquisadores brasileiros que podem ser incorporados em matrizes cimentícias e onde eles se localizam, a fim de contribuir para políticas públicas e decisões institucionais para maximizar a sua reutilização.

Revisão bibliométrica e mapeamento dos resíduos mais utilizados em matrizes cimentícias no Brasil

Inicialmente, os resíduos mais estudados foram identificados através de uma análise bibliométrica na base de dados Scopus. Essa análise incluiu trabalhos científicos de instituições brasileiras publicados de 2001 a 2022. Sendo assim, o tratamento dos dados obtidos foi feito utilizando o software VOSviewer.

Posteriormente, foram consultados dados públicos e privados para a identificação dos estados brasileiros em que esses resíduos são gerados. Com essas informações foram elaborados mapas do território brasileiro com a listagem de resíduos encontrados em cada estado.

A pesquisa bibliométrica resultou em 1270 documentos e foram identificados 49 resíduos com pelo menos 2 menções em palavras-chave. Entre os resíduos mais citados nas publicações brasileiras estão os resíduos de construção e demolição, cinzas da casca de arroz, resíduos de vidro, borracha de pneu e bagaço de cana-de-açúcar.

Dessa forma, 16 dos 49 resíduos considerados são gerados em todo o Brasil, e, portanto, o desenvolvimento de tecnologias para reaproveitamento e reciclagem desses resíduos deveria ser priorizado. Também foram observados resíduos presentes na maioria dos estados brasileiros que são pouco estudados, como os resíduos de tinta e de lã de vidro.

Há uma grande heterogeneidade na ocorrência desses 49 resíduos no território brasileiro. Portanto, este trabalho contribui para a elaboração de políticas públicas quanto à logística e investimentos relacionados ao reaproveitamento e reciclagem de resíduos no Brasil.

Autora: Carolina de Melo Nunes Lopes.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »