saneamento basico
Reúso de água para irrigação

Potencial de reúso de água para irrigação nas regiões hidrográficas brasileiras

Reúso de água para irrigação

Resumo

O presente trabalho avaliou o potencial de reúso de efluente de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) para irrigação nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras (RHs).

Inicialmente realizou-se a categorização das ETEs de acordo com seus desempenhos e a estimativa das suas vazões.

A Categoria 01 representa efluente secundário com remoção de matéria orgânica superior a 80%; a Categoria 02, efluente desinfetado; e os efluentes que apresentam desempenho inferior às demais categorias, foram denominados “Sem Categoria”.

Posteriormente foram compiladas as demandas hídricas de irrigação em cada RH para comparação com a vazão de água de reúso produzida.

Reúso de água para irrigação

Assim, observou-se que a vazão total de esgoto gerada no Brasil, classificada nas Categorias 01 e 02, representa 9% do total da demanda hídrica de irrigação no país (1.078,71 m3/s) e que somente 7% da vazão tratada no Brasil passam por etapa de desinfecção.

Autores: Maira Lima ; Bruna Magalhães de Araújo ; Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares ; Ana Sílvia Pereira Santos ; José Manuel Pereira Vieira.

Fonte: IWA.

Últimas Notícias:
Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de rejeitar o pedido de revisão do Tema 565. Representa uma importante vitória para a segurança jurídica do setor de saneamento. Com isso, permanece válido o entendimento de que a cobrança da tarifa de esgoto é legítima, mesmo quando nem todas as etapas do tratamento são executadas. Desde que haja a prestação de atividades que integrem o serviço de esgotamento sanitário.

Leia mais »
Leilão de saneamento sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

Leilão de saneamento: sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

O Consórcio Ceará Saneamento arrematou, nesta terça-feira, 30, o Bloco 1 (Norte-Litorâneo) da parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário de municípios do interior do Ceará. Sem concorrentes, o grupo ofereceu desconto de 1,15% sobre a contraprestação máxima prevista em edital. Os demais quatro blocos previstos originalmente não foram levados a leilão na sede da B3, em São Paulo.

Leia mais »