saneamento basico
Reúso de água para irrigação

Potencial de reúso de água para irrigação nas regiões hidrográficas brasileiras

Reúso de água para irrigação

Resumo

O presente trabalho avaliou o potencial de reúso de efluente de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) para irrigação nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras (RHs).

Inicialmente realizou-se a categorização das ETEs de acordo com seus desempenhos e a estimativa das suas vazões.

A Categoria 01 representa efluente secundário com remoção de matéria orgânica superior a 80%; a Categoria 02, efluente desinfetado; e os efluentes que apresentam desempenho inferior às demais categorias, foram denominados “Sem Categoria”.

Posteriormente foram compiladas as demandas hídricas de irrigação em cada RH para comparação com a vazão de água de reúso produzida.

Reúso de água para irrigação

Assim, observou-se que a vazão total de esgoto gerada no Brasil, classificada nas Categorias 01 e 02, representa 9% do total da demanda hídrica de irrigação no país (1.078,71 m3/s) e que somente 7% da vazão tratada no Brasil passam por etapa de desinfecção.

Autores: Maira Lima ; Bruna Magalhães de Araújo ; Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares ; Ana Sílvia Pereira Santos ; José Manuel Pereira Vieira.

Fonte: IWA.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »