saneamento basico
Saneamento em Teresina: Marco Legal do Saneamento: perspectivas tecnológicas e políticas

Saneamento em Teresina

Saneamento em Teresina

Em Teresina todo mundo sabe que o calor é grande, porém o que se tem visto ultimamente na área do saneamento é de se espantar.

Com um grande volume de investimentos e com o crescimento das receitas líquidas, a empresa Águas de Teresina demonstra que está indo no caminho certo rumo à universalização na cidade.

Mas em abril deste ano, foram iniciadas as obras de esgotamento sanitário necessários para alcançar a meta de 59% de cobertura em 2024.

Em suma ao longo do segundo trimestre, já foram implantados 12.300 metros de rede coletora de esgoto com um total de 1.647 novas ligações.

A concessionária iniciou também a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá, na zona Norte.

Ativou duas novas Elevatórias de Esgoto na Zona Sudeste da cidade, levando mais saúde e dignidade para cerca de 5.000 teresinenses.

Mas isso demonstra o sucesso da concessionária Águas de Teresina está servindo como case de sucesso, não só no Piauí, onde o Governador divulgou seu plano de concessão da Agepisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A), mas para todo o Nordeste e Brasil.

A empresa realizou investimentos que beneficiaram mais de 5.600 moradores no que tange ao serviço de abastecimento de água.

LEIA TAMBÉM: A última gota

Saneamento em Teresina

Contudo em relação ao crescimento vegetativo das redes, houve implantação de cerca de 1.730 metros de rede de água, acompanhando o crescimento urbano e garantindo mais de 1.155 novas ligações.

A atenção à população vulnerável foi reforçada com a implantação de infraestrutura de água em áreas de ocupação.

O Jardim do Vale e a localidade Nova Aroeira, com a implantação de 3.307 metros de rede de água para atender cerca de 1.225 moradores.

Então a unidade entregou também 6.468 metros de rede nos núcleos urbanos, além de melhorias nos poços tubulares, beneficiando ao todo 2.600 pessoas.

Além disso, foi feito um excelente trabalho na área comercial com redução do inadimplemento, tanto com os Grandes Clientes como com usuários de consumo normal, o que demonstra a preocupação com todos os tipos de Clientes.

Portanto o caminho para universalização ainda tem bastante estrada à frente, mas pelo “andar da carruagem” Teresina tem tudo para ser a primeira capital do Nordeste com saneamento 300% (100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto) e servirá de exemplo para todos.

Sobre o Colunista

Rodrigo Santos Hosken

  • – Sócio Fundador do Hosken Geraldino Advogados;
  • – Diretor da ABES-Rio;
  • – Coordenador Jurídico da Câmara Temática de Governança Corporativa e Jurídica da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES);
  • – Vice-Presidente da Comissão Especial de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Gás Encanado da OAB/RJ;
  • – Vice-Presidente da Comissão de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Gás Encanado da Subseção de Nova Iguaçu/RJ.
Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »