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Sistema de Água e Esgoto da Pedra Branca/SC – Segredos de um sistema de água com índices de perdas inferiores a 10%

Uma das formas de de medir o sucesso de uma gestão em uma empresa de saneamento é por meio da avaliação de seus principais números e indicadores.

Por: Guilherme Girol

No caso das empresas de água, o índice de perdas é um dos principais termômetros deste desempenho.

No case de hoje, no qual a SANOVA atua desde 2016, vamos falar um pouco sobre o SAE – Sistema de Água e Esgoto da Pedra Branca, que ao longo de seus 10 anos de operação, conseguiu atingir índices de perdas de água bem abaixo da média nacional. E como foi possível atingir tal resultado? Nos próximos tópicos, vamos falar um pouco mais sobre essas ações.

Principais dados e indicadores do SAE Pedra Branca

Localizado no bairro da Pedra Branca, no município de Palhoça/SC, o SAE atua na prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário atendendo a uma população aproximada de 10.000 pessoas.perdas

O SAE possui produção própria de água por meio de poços artesianos e também importa parte do seu volume necessário junto ao SAMAE de Palhoça, empresa de saneamento que atende o restante do município. Toda a água produzida e importada é armazenada e distribuída por toda a rede. Todo o efluente gerado é coletado pelas redes de esgoto e bombeado até uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, representando 100% de coleta e tratamento. A tabela abaixo, mostra alguns outros dados principais sobre o SAE.

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No que diz respeito aos indicadores do SAE, todos os meses são calculados os principais parâmetros levando-se em consideração a metodologia do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento. O mais relevante para apresentarmos neste artigo refere-se ao IN049 – Índice de perdas de água na distribuição. O gráfico abaixo apresenta a evolução deste indicador desde o início das operações do SAE (2010) até a data presente (2020), com o fechamento até o mês de abril.

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Historicamente, se levarmos em consideração a média nacional brasileira, o sistema do SAE Pedra Branca já poderia ser considerado de ótima qualidade. Porém, a cultura e os processos que balizam as ações do SAE consideram que sempre é possível melhorar e aprimorar os processos. A seguir, serão descritas algumas das principais ações que o SAE Pedra Branca adotou e vem adotando para este trabalho.

Principais ações – perdas reais

As principais ações voltadas para as perdas reais adotadas pelo SAE Pedra Branca são:

  • Uso de VRP: Aplicação de Válvula Redutora de Pressão em duas partes do bairro (Juazeiros e Novo Urbanismo) no qual a pressão de entrada chega a cerca de 70 m.c.a e é reduzida para um valor médio de 25 m.c.a. A VRP trabalha de forma fixa e ajuda na manutenção das redes e redução dos volumes de vazamentos.
  • Rapidez nos reparos de vazamentos: através do contrato de performance, a equipe de manutenção possui um prazo máximo de atendimento e de reparo para vazamentos em ramais, cavaletes e redes. Com isso, perde-se menos água com essas ocorrências devido a velocidade empregada nos reparos. Essa velocidade também está associada a qualidade do serviço, que raramente precisa ser refeito.
  • Setorização: Apesar do bairro por si só, já ser considerado um DMC, ainda foram feitas novas divisões para um melhor controle das ações, conforme figura abaixo. Assim, as 1.214 ligações de água ainda são divididas em outras áreas menores o que possibilita uma melhor gestão da rede.

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Principais ações – perdas aparentes

As principais ações voltadas para as perdas aparentes adotadas pelo SAE Pedra Branca são:

  • Troca permanente de hidrômetros: Por meio de uma análise dos dados de consumo, idade, tempo de uso, entre outros, cerca de 20% do parque é substituído todos os anos. Com isso, a idade média do parque hoje é de 2,17 anos. Além disso, padronizou-se o parque de medidores velocimétricos com um fabricante de qualidade, o que ajuda a garantir confiabilidade nas medições. Ainda sobre as trocas, ela permite que sejam identificadas fraudes e ligações clandestinas, o que ocorre em 1% das ligações de água.
  • Aplicação de medidores ultrassônicos: Para os grandes consumidores de água, foram adotados medidores ultrassônicos. Hoje, 50 medidores ultrassônicos (4% das ligações de água) representam 40% do volume micromedido, o que garante uma qualidade e confiabilidade nos resultados bem como garante um faturamento justo para ambas as partes.
  • Macromedição: Todos os poços que produzem água para abastecer o SAE Pedra Branca possuem medição eletromagnética de seu volume, assim como os dois pontos no bairro no qual é importado água do SAMAE de Palhoça o que garante uma confiabilidade muito boa no cálculo dos indicadores mensais do sistema.
  • Análise técnica dos consumos: mensalmente, os consumos de todos os clientes são analisados para analisar possíveis tendências de queda de consumo, consumo zero, consumo alto (vazamento interno no cliente) para que ações possam ser tomadas.

Contrato de performance

Um dos sucessos de gestão do SAE se dá pelo fato do uso de contrato de performance junto as empresas que participam da gestão, operação e manutenção do sistema. Basicamente, foram definidas metas contratuais de índices de perdas de água, agilidade e tempo de reparo e atendimento de ocorrências, aspectos de qualidade e produção de água. O contrato de performance teve início em 2017 de forma efetiva e o gráfico evolutivo das perdas de água a partir deste período mostra bem o efeito dessa gestão. Na tabela abaixo é possível visualizar o tempo médio de atendimento de alguns dos serviços de campo que são passíveis de performance.

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Ferramentas e tecnologias adotadas pelo SAE

Além da importância dos processos e procedimentos adotados nas ações de combate as perdas de água pelo SAE, é fundamental o uso de ferramentas e tecnologias para auxiliar nestes processos. São elas:

Sistema de automação e telemetria: monitoramento dos níveis de reservatórios, dos poços de produção de água e dos portais de importação de água junto ao SAMAE de Palhoça. Além disso, a ferramenta permite o acionamento e desligamento dos poços.

Software de gestão comercial: ferramenta que auxilia na busca e organização das principais informações dos clientes para que sejam realizadas as análises mensais dos dados, compilação dos tempos de atendimento das ordens de serviço, atualização cadastral, entre outros processos.

Cadastro de redes em GIS: Todas as redes de água e esgoto do SAE estão lançadas em ferramenta de GIS que trabalha integrado com o sistema comercial. Assim, é possível realizar análises e cruzamentos de informações com dados comerciais e operacionais, além é claro de manter o cadastro de redes atualizado.

Modelo hidráulico da rede: O SAE também conta com o auxílio da simulação hidráulica de toda a sua rede, lançada no software WaterCAD. O modelo já subsidiou estudos de planejamento de crescimento e expansão do bairro e é utilizado sempre que há uma demanda de alguma intervenção na rede para avaliação dos resultados.

Conclusões

A breve descrição do case do SAE Pedra Branca no trabalho envolvendo o combate as perdas de água, no qual a SANOVA vem atuando em parceria desde 2016, mostra que é possível atingir índices relevantes de qualidade, desempenho e performance.

Todas as ações que hoje o SAE adota na sua rotina, estão amplamente documentadas em livros e artigos técnicos, o qual abordamos por aqui nos nossos artigos anteriores. Isso não quer dizer que basta a empresa de saneamento comprar livros e distribuir para seus colaboradores que o trabalho de perdas estará garantido. Longe disso…

A grande sacada que este case demonstra é que um dos segredos de se combater as perdas de água é: tirar o planejamento do papel e executar as ações de forma contínua. Certamente, muitos vão questionar que é fácil fazer este trabalho em um operador privado. De fato, existem suas vantagens. Mas isso não muda o fato de que as ações estão sendo feitas e os resultados sendo atingidos.

Fonte: Linkedin.

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