saneamento basico

Integração de índices e indicadores a sistemas de suporte a decisão em recursos hídricos

Resumo

A atual recorrência de eventos extremos, de excesso ou escassez de água, torna o presente cenário da gestão de recursos hídricos altamente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas que orientem de forma mais objetiva e informada as decisões dos gestores e tomadores de decisão. Índices e indicadores, desde que planejados e desenvolvidos adequadamente, são formas objetivas e práticas de se traduzirem dados diversos em informações significativas e relevantes para a tomada de decisões mais bem orientadas na gestão e planejamento de recursos hídricos de uma determinada região, seja no horizonte tático-operacional ou mesmo estratégico. O presente trabalho apresentará um exemplo prático da integração de índices e indicadores a um Sistema de Suporte a Decisão em recursos hídricos, como forma de reconhecer o aporte técnico do uso destas ferramentas e assim incentivar a produção de mais conhecimento neste campo.

Introdução

Na gestão de recursos hídricos, a disponibilização de informações objetivas e confiáveis é um fator decisivo para que os gestores e tomadores de decisão orientem suas escolhas e linhas de ação de forma adequada e tecnicamente respaldada. Neste ambiente em constante evolução tecnológica, na busca do uso racional de um recurso natural tão importante quanto a água, não é suficiente apenas medir variáveis e parâmetros, mas também processar, corrigir, gerar e dar consistência aos dados medidos da maneira mais eficiente possível (CHEVALLIER, 2002).

Os índices e indicadores são ferramentas utilizadas nas diversas áreas de conhecimento como Economia, Administração, Engenharia e Medicina para representar de forma prática e objetiva um determinado processo, configuração ou situação. Dados brutos e primários comumente expressam informações relevantes sobre o estado ou funcionamento de um dado sistema. Estes dados, entretanto, quando não adequadamente tratados, são pouco compreensíveis e trabalháveis para o público em geral, e mesmo para técnicos da área de interesse e tomadores de decisão. Os índices e indicadores, despontam assim, como ferramentas que transformam dados coletados em informações relevantes e providas de significado para serem trabalhadas e interpretadas pelas diversas partes interessadas em um determinado processo, reduzindo eventuais complexidades e trazendo clareza para o processo decisório (SHIELS; SOLAR; MARTIN, 2002). Apesar de haver algumas sensíveis diferenças conceituais entre ambos os termos, discutidas por Siche et al. (2007), no presente trabalho os termos índices e indicadores serão utilizados de maneira irrestrita para expressar ferramentas práticas de apoio ao processo decisório em recursos hídricos.

Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo a apresentação e discussão da aplicação de índices e indicadores que podem ser utilizados de maneira integrada aos sistemas de suporte a decisão como ferramentas de apoio técnico ao processo decisório em recursos hídricos. Será abordada a aplicação do pacote de índices e indicadores implementados no Sistema de Suporte a Decisão SSD 3 Sabesp, desenvolvido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em conjunto com o Laboratório de Sistemas de Suporte à Decisão (LabSid/USP). O sistema consiste em uma plataforma de gestão de recursos hídricos que integra diversos dados, informações e ferramentas para o apoio à gestão e planejamento dos sistemas produtores de água geridos pela Sabesp.

Os seguintes índices e indicadores serão abordados neste trabalho: Índice de Disponibilidade Hídrica: Mananciais (IDHM) e Água Tratada (IDHAT); Índice de Segurança Hídrica (ISH); Índice de Precipitação Padronizada (do inglês, SPI); Magnitude da Seca (do inglês, DM), e; Número de Dias Consecutivos Sem Chuva (DSC). Como forma de subsidiar a análise destas ferramentas, será demonstrado um exemplo de sua aplicação ao caso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), conjunto de sistemas produtores de água responsáveis pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Cumpre ainda ressaltar que não é intuito dos autores do presente trabalho realizar uma investigação exaustiva dos diversos índices e indicadorsistemes que podem ser utilizados no contexto do gerenciamento de recursos hídricos, mas sim, de demonstrar uma aplicação prática de um grupo selecionado de ferramentas.

Autores: Carlos Toshio Wada; João Félix de Luca Lino; Rafael Miranda e Giovana Bevilacqua Frota.

baixe-aqui

Últimas Notícias: