saneamento basico

Análise do sistema de tratamento do resíduo sólido orgânico de restaurante universitário

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo de comparação dos impactos ambientais no gerenciamento do resíduo sólido orgânico (RSO) proveniente do Restaurante Universitário campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Utilizando a metodologia Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), orientada pela norma NBR ABNT ISO 14040, é elaborado o Inventário do Ciclo de Vida (ICV) e a Avaliação dos Impactos do Ciclo de Vida (AICV) para dois cenários: cenário atual o qual corresponde no aterramento do RSO; e cenário alternativo, compostagem do RSO em área do campus. A metodologia da AICV utilizada é o CML 2001 ano base 2016 para a categoria de impacto Potencial de Aquecimento Global em 100 anos (GWP100). O trabalho deseja contribuir na análise de esquemas de tratamento de resíduos com perspectivas de alternativas para redução dos resíduos dispostos em aterro sanitário e os resultados apontaram enorme diferença para o tratamento de mesma quantidade de resíduo, sendo a tecnologia de aterramento mais impactante para a categoria analisada.

Introdução

Com a prosperidade populacional e técnico-científica da humanidade, principalmente a partir da segunda metade do século XX, houve acréscimo na geração e complexidade dos resíduos. Com isto os impactos dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) expandiram significativamente e com o aumento dessa perturbação, a atenção por esse tema incitou estudos mais aprofundados sobre como diminuir os impactos de sua disposição final e aprimorar as estratégias de gestão.

A preocupação brasileira com a temática foi por muito tempo negligenciada sendo em 2007 estabelecidas as diretrizes nacionais para o saneamento básico com a Lei Federal Nº11.445 e, após anos de debate, foi definida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com a aprovação da Lei 12.305/2010 que instituiu uma nova ordem de prioridade na gestão e conceitos como Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada (BRASIL, 2010).

Um dos principais objetivos da PNRS é eliminar a grande participação da destinação final inadequada dos RSU, onde, em 2017, mais de 29 milhões de toneladas de resíduos foram destinados em lixões ou aterros controlados o que corresponde à 40,9% dos resíduos coletados (ABRELPE, 2017).

No Distrito Federal (DF) a adequação à PNRS ocorreu em 20 de janeiro de 2018, quando foram encerradas as atividades de recebimento de resíduos domiciliares e da coleta seletiva no Aterro Controlado do Jóquei, popularmente conhecido como Lixão da Estrutural. Para concretização desta vitória foi inaugurado em janeiro de 2017 o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), o primeiro da capital federal. Segundo relatório do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) após o fechamento do aterro controlado o ASB recebe em média 2.430 toneladas por dia (SLU, 2018) .

Nesta nova fase outras problemáticas surgiram no DF, a disponibilidade de novas áreas para construção de locais adequados para destinação final dos RSU e estratégias para ampliar a vida útil do ASB são as principais. A principal ação é desfiar a quantidade de resíduo destinada ao aterramento, para tal foram adicionadas novas estruturas à gestão dos RSU, uma unidade de recebimento de entulho que funciona na localidade do antigo lixão, instalações de recuperação de resíduos operadas por cooperativa de catadores cadastrados e a aprovação da Lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos (Lei 5.610/2016).

O maior restaurante de Brasília é o Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília (UnB) localizado no campus Darcy Ribeiro na Asa Norte. Ele funciona todos os dias da semana fornecendo café da manhã, almoço e jantar e, para a população acadêmica de 50.703 pessoas. Em 2016 foram servidas 2.134.714 refeições, média de 5.949 refeições por dia (Anuário UnB, 2018). Desde 2016 ele é operado pela empresa Sanoli Alimentação.

Por quantificar dados de entrada e saídas nas diferentes etapas do serviço, a metodologia ACV colabora na promoção de uma visão geral do gerenciamento dos resíduos e pode ser usada como elemento à tomada de decisão e na compreensão dos impactos. Os cenários trabalhados neste trabalho são o tratamento de RSO por aterramento e a compostagem em leiras estáticas.

Autores: Igor Rodrigues Gonçalves; Francisco Javier Contreras Pineda e Victor Alexsander O. Silva.

baixe-aqui

Últimas Notícias: