Resumo
O Water Network Services (WNS) é uma proposta diferenciada de serviços e tecnologias que combinam engenharia e serviços de campo. Ele foi desenhado para clientes que desejam aprimorar a performance de sua área de atuação, conseguindo rastrear os problemas e atingindo um novo nível de serviços. Ele é desenvolvido de acordo com a estrutura, capacidade e desempenho de cada concessão. O WNS combina o foco principal no cliente com a performance baseada em alta tecnologia aplicada. Trabalha com diferentes tecnologias como gestão de pressão, monitoramento inteligente das informações de campo, pesquisa de vazamento por métodos não tradicionais, gestão de ativos, plano de renovação consolidando informações de diversas fontes em uma única plataforma. Visa agregar valor ao sistema de abastecimento e a melhoria de seu desempenho por meio de tecnologias integradas para a redução de água não faturada, aumento da vida útil dos ativos, redução do custo de energia, garantia do fornecimento, eficiência do abastecimento e a redução de interrupções.
Introdução
Aproximadamente 2/3 da população mundial enfrenta escassez de água ao menos um mês por ano. Hoje a água não faturada representa 35% no mundo ou cerca de 50 Bilhões de m³/ano de água, ou seja, aproximadamente 15 Bilhões de dólares de prejuízos econômicos anuais. Esse fato se deve a um conjunto de fatores que contribuem para um sistema de gestão da água ineficiente, com um alto índice de perda de água.
O Water Network Service é uma ferramenta de gestão avançada que, por meio de tecnologias integradas em uma única plataforma, torna o sistema de gestão da água muito mais eficiente, melhorando o seu desempenho em diferentes etapas do abastecimento. Para que essa tecnologia garanta melhores resultados é muito importante que o sistema seja alimentado com a maior quantidade de informações possíveis, que podem ser importadas de diversas plataformas ou mesmo de sistemas de monitoramento diferentes, pois a análise inicial e o diagnóstico são feitos com base nas informações existentes para que seja feita uma melhor avaliação do sistema do abastecimento.
Por meio dessas informações, esta alternativa de otimização combina diferentes tecnologias como gestão de pressão, monitoramento inteligente das informações de campo, pesquisa de vazamento por métodos não tradicionais, gestão de ativos e plano de renovação. Tudo isto reunido em uma única plataforma que têm a capacidade de absorção das diversas informações e fontes diversificadas, gerando uma visão completa do sistema, facilitando a gestão e a tomada de decisão.