saneamento basico

A agenda “Combate ao Lixo no Mar”

A agenda “Combate ao Lixo no Mar”, construída a partir do compromisso voluntário assumido pelo Governo Brasileiro na Convenção dos Oceanos.

É relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável – recebe prioridade na atual gestão por conta dos impactos gerados nos ecossistemas marinhos e seus serviços ambientais, assim como dos efeitos negativos causados à saúde pública dos brasileiros.

O enfrentamento dessa situação parte do reconhecimento das origens do problema, considerando que 80% do lixo que chega ao mar é gerado no continente, exigindo grandes mudanças de hábitos e a responsabilização pela correta gestão de resíduos sólidos.

Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar

O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar convoca toda a sociedade a participar da solução desse problema, considerando que o êxito das ações planejadas se dá pelo engajamento de todos os setores envolvidos nessa temática.

O Plano, concebido em uma estrutura de 6 eixos de implementação, destaca a Gestão de Resíduos Sólidos, a Pesquisa e a Educação para a redução e erradicação do fluxo de resíduos no ambiente marinho.

Fonte: MMA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »