saneamento basico

Assemae publica cartilha sobre gestão de resíduos na pandemia

O material reúne informações técnicas e atualizadas para orientar os serviços municipais de saneamento.

Com o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Assemae decidiu lançar uma publicação inédita para apoiar a gestão de resíduos sólidos nos municípios. A cartilha reúne informações técnicas e atualizadas, que visam orientar os serviços públicos de saneamento sobre os processos de coleta, triagem e destinação final dos resíduos sólidos nesse momento de crise.

O material contextualiza a pandemia de Covid-19 e suas formas de transmissão, destacando a correta gestão de resíduos como alternativa de controle ao novo coronavírus.

Além disso, a cartilha recomenda uma série de ações preventivas para as coletas regular, domiciliar e seletiva, orientando também o manejo dos resíduos de serviços da saúde, que apresentam maior potencial de contaminação do vírus.

LEIA TAMBÉM: MMA LANÇA NOVAS FUNCIONALIDADES NO SISTEMA QUE REÚNE INFORMAÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Descarte de Resíduos

A publicação lembra a importância da responsabilidade conjunta entre a população e os órgãos públicos para o descarte consciente de materiais contaminados.

Por fim, o material recomenda a elaboração de planos de contingenciamento, com objetivo de determinar os procedimentos e responsabilidades das ações durante o evento não previsto.

A cartilha “Gestão de Resíduos Sólidos: pandemia de Covid-19” está disponível no site da Assemae, na área de publicações (CLIQUE AQUI). 

Fonte: Assemae.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »