saneamento basico

Tratamento de Água e Abastecimento de Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são abertos ao mercado, na modalidade EAD ONLINE, com cobrança  per capita, podendo ser negociados para turmas corporativas, com as devidas customizações.

Público alvo:

Profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente em projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de águas e também reúso de efluentes, e que queiram estar atualizados em relação às tecnologias convencionais e avançadas disponíveis no mercado.

Objetivo:

Apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais, seja utilizando as mais novas técnicas que adotam membranas das mais variadas formas. Serão abordados aspectos conceituais, comerciais, de dimensionamento, operação e manutenção.

Conteúdo Programático:

  • Parâmetros de qualidade de águas de abastecimento. Concepção de estações de tratamento de água para sistemas que exploram os diversos tipos de mananciais (represas, rios, protegidos (incluindo os de serra), urbanos), vantagens e desvantagens de diferentes concepções. Aspectos legais.
  • Coagulação. Critérios de projeto de unidades de mistura rápida hidráulica e mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. Operação de unidades de mistura rápida e controle da dosagem de coagulante.
  • Floculação. Critérios de operação e projeto de unidades de floculação hidráulica de escoamento horizontal e vertical e unidades de floculação mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.
  • Sedimentação. Critérios de operação e projeto de decantadores convencionais de fluxo horizontal e decantadores laminares, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.
  • Filtração. Critérios de operação e projeto de sistemas de filtração rápida e de filtração direta, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.
  • Desinfecção. Critérios de operação e projeto de unidades de desinfecção mediante o emprego do cloro como agente desinfetante, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo.
  • Fluoretação e correção final do pH. Controle de corrosão em sistemas de abastecimento de água. Índice de Langelier.
  • Concepção de sistemas de tratamento de lodos de estações de tratamento de água. Cálculo de produção de lodo. Balanço de Massa.
  • Projeto de sistemas de equalização e recuperação de água de lavagem de filtros.
  • Projeto de sistemas de adensamento e desidratação de lodos de ETAs e disposição final.
  • Separação por Membranas: UF – Ultrafiltração e MF – Microfiltração: Desenvolvimento histórico / Membranas e módulos / Processos / Fouling e seu controle / Principais fabricantes/ Aplicações.
  • Separação por Membranas: RO – Osmose Reversa e NF – Nanofiltração: Desenvolvimento histórico / Definições e termos básicos / Membranas, elementos, housings e configurações / Contaminantes e qualidade de água de alimentação / Pré-tratamento e considerações de projeto / Softwares e parâmetros críticos de dimensionamento / Principais fabricantes / Aplicações

 

Carga horária: 24 (vinte e quatro) horas, divididas em 03 (três) dias.