Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

BH testa jardim de água da chuva contra inundação de estradas

  • Drenagem
  • agosto 13, 2021

Imagem Ilustrativa

Estruturas com alta capacidade de absorção de água podem ajudar a amenizar esse problema. O Parque Lagoa do Nado é o local do projeto piloto.

A Prefeitura de Belo Horizonte trabalhará com uma organização não governamental (ONG) para começar a testar uma alternativa sustentável para amenizar o problema comum de enchentes rodoviárias, que trazem aos moradores da capital a cada estação chuvosa inúmeros transtornos.

Esses são jardins de chuva, como o nome sugere, são estruturas construídas para absorver e reter a umidade da precipitação do solo, ajudando a prevenir áreas inundadas na cidade.

A estrutura do jardim de chuva aproveita as plantas nativas da região e os materiais reaproveitados na construção civil, e é realocada no subsolo do canteiro para auxiliar na absorção da água da chuva.

O projeto piloto será implantado em duas localidades, uma em Belo Horizonte e outra em Kontachem, na região metropolitana da capital. Se apresentarem resultados positivos, a ideia é estender o jardim da chuva para praças, canteiros centrais, calçadas e rotatórias.

O primeiro jardim pluvial de Belo Horizonte está sendo construído no Parque Municipal da Fazenda Lagoa do Nado, na região norte, local escolhido para tal, conforme explica Sérgio Augusto Domingues, presidente do Conselho do Parque Municipal e Fundação Zoobotânica.

“Lá, podemos controlar esse experimento. Assim que tivermos os resultados esperados, poderemos trabalhar em grande escala, ampliar custos, mão de obra, localizações ideais e, então, sim, incorporá-los ao planejamento urbano para que se tornem nossos solução de drenagem Parte disso. “, enfatizou.

Em Contagem, o mesmo teste será realizado na Praça Tancredo Neves, no bairro Camilo Alves, em frente à Prefeitura. A ministra do Meio Ambiente de Contagem, Maria Thereza Mesquita, explica: “Além do problema do despejo de água da chuva que alagou toda a praça, existe outro local utilizado pela população como forma de lazer, cultura e entretenimento.

Estratégia complementar

Além de projetos de controle de inundações em grande escala, como a construção de uma “piscina” para o rio Vilarinho na nova área de Wenda, estimada em mais de 200 milhões de reais, jardins de chuva também podem ser combinados com outras soluções mais baratas , como a arborização urbana.

Atualmente, a meta da cidade é plantar 20 mil mudas na capital a cada ano. “Temos plantado muitas mudas no viveiro. Com estoques altos, nossa ideia é fortalecer a arborização dos espaços verdes”, explicou Domingues detalhadamente.

O alvo das repetidas reclamações dos moradores de BH é que as árvores que foram derrubadas nas ruas e ruas da cidade nos últimos anos podem ser substituídas por outras árvores no novo local.

“Essas espécies serão plantadas em áreas como parques, jardins e canteiros. O plantio no turismo é complicado. Essas árvores têm tamanhos específicos e existem outras regras que às vezes nos impedem de substituir as árvores removidas”, prova Domingues.

Investimento estrangeiro

Para implantar jardins pluviais em Belo Horizonte, a cidade recebeu apoio da Iclei, uma organização governamental de desenvolvimento sustentável, uma organização não governamental global com foco no desenvolvimento urbano sustentável. Para financiar projetos na capital, a ONG investiu cerca de R $ 350 mil, provenientes do IKI, fundo do governo alemão, para projetos de desenvolvimento urbano sustentável.

“Este é um projeto que incentiva as soluções baseadas na natureza. É baseado no respeito ao poder da natureza que podemos pensar em maneiras de construir e desenvolver cidades”, enfatizou Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo da Iclei South America.

Fonte: Belo Horizonte.

AnteriorAnteriorCobrança da taxa de lixo: modelo de Brasília é retrógrado
PróximoAutomatização e monitoramento de sistema de abastecimento de águaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
Penetron
logo-netzsch
Superbac
Conaut
suez
clean environment brasil
bf-dias
aquamec
DENORA
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.