saneamento basico

Chuva recorde em SP eleva nível de água na Cantareira para 94,9%

A grande quantidade de chuva que caiu em São Paulo de quinta-feira (6) para sexta-feira (7) elevou para 94,9% o nível de armazenamento de água no sistema Cantareira neste sábado (8), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Cantareira abastece cidades do estado. Até o momento foram registrados 37,8 mm de chuva em abril – o esperado para o mês é 86,6 mm. Nas últimas 24 horas, houve o registro de 9,5 mm de chuva sobre o sistema.

A forte chuva que caiu sobre a cidade foi considerada o dia mais chuvoso de abril dos últimos 23 anos, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) nesta sexta-feira (7). Choveu 53,4 mm – 83,8% do esperado para o mês.

O temporal fez o rio Tietê transbordar e provocou transtornos no trânsito na capital e na região metropolitana. O prefeito de São Paulo, João Doria, justificou os problemas alegando que “São Paulo viveu, de quinta para sexta, em duas horas, o maior volume de chuvas que ela já viu nos últimos 30 anos”.

Ao todo, seis sistemas fornecem água para as cidades paulistas. Todos eles também tiveram aumento na reserva de água com as fortes chuvas dos últimos dias.

Veja os índices nos sistemas que abastecem os municípios paulistas:

Cantareira: 94,9% da capacidade

Alto Tietê: 55,3% da capacidade

Guarapiranga: 79,5% da capacidade

Alto Cotia: 101,6% da capacidade

Rio Grande: 91,9% da capacidade

Rio Claro: 102,2% da capacidade

Índices

Após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), aceita pela Justiça, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices do Cantareira.

O Cantareira chegou a atender 9 milhões de pessoas só na região metropolitana de São Paulo, mas atualmente abastece 7,4 milhões após a crise hídrica que atingiu o estado em 2014 e 2015. Os sistemas Guarapiranga e o Alto Tietê absorveram parte dos clientes para aliviar a sobrecarga do Cantareira durante o período de estiagem.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

A cada três litros de água tratada que saem de uma estação de saneamento no Brasil, um desaparece antes de chegar à torneira de alguém. Além disso, o indice médio de perdas em 2024 (39,5% segundo estudo do Instituto Trata Brasil e da consultoria Ex Ante). É o dobro do considerado aceitável e bem acima da média de 15% dos países desenvolvidos e poderia ser suficiente para resolver boa parte do déficit que ainda deixa 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável.

Leia mais »
Chega de tanta água jogada fora

Chega de tanta água jogada fora

Você já imaginou uma indústria perder 40% do que produz? Ficar apenas com os 60% restantes? Se uma padaria jogasse fora quatro em cada dez pães que assa, antes mesmo de abrir, todo mundo acharia um absurdo. No saneamento brasileiro, é exatamente o que acontece com a água tratada. O país perdeu quase 40% da água produzida em 2024 antes de chegar à torneira da população.

Leia mais »