Skip to content
terça-feira, agosto 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
  • Rios da Europa secam e cientistas falam em pior seca dos últimos 500 anos
  • Geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050
  • PPPs de saneamento devem bater recorde em 2022, dois anos após novo marco legal
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Estudo sobre metodologia comum para cálculo de perdas de água nas Bacias PCJ é concluído

  • Drenagem
  • dezembro 19, 2016

O Consórcio PCJ elaborou norma técnica com elementos para a criação de índice regional para medir as perdas hídricas nas Bacias PCJ. A proposta foi apresentada na Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA), em setembro, e agora está de posse dos Comitês PCJ que decidirá quanto a promoção em todos os municípios da região do novo modelo, podendo ser executado em conjunto com a metodologia aplicada atualmente pelos serviços de água ou a adoção plena pela nova forma de cálculo.

O procedimento apresentado pelo Consórcio PCJ estabelece as diretrizes básicas para a determinação do índice de perdas na captação e distribuição de água para abastecimento público (água potável), e contempla todas as variáveis importantes desde a água captada para água bruta, o volume produzido nas estações de tratamento e/ou agua importada, volumes consumidos medidos e/ou estimados e volumes de serviço; estabelecendo através de um Matiz de Balanço Hídrico este índice de Perdas.

O índice de perdas regional proposto levará em conta o balanço hídrico de cada município da região. No entanto, o balanço hídrico possui diversas formas de ser calculado, dependendo do modelo utilizado, o que pode gerar distorções ao comparar entre um método ou outro. Diante disso, houve uma necessidade em se padronizar uma terminologia que fosse conhecida e empregada pelas companhias de saneamento do mundo todo.

A Força Tarefa de Perdas de Água da IWA (International Water Association) elaborou abordagem padrão das melhores práticas internacionais para o cálculo do Balanço Hídrico, com a definição de todos os termos envolvidos, com o propósito de padronizar as terminologias. O trabalho resultou numa matriz onde são apresentadas as variáveis mais importantes para a composição dos fluxos e usos da água e é com base nesses dados e complementados com os subsídios do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) do Governo Federal, que o estudo para a elaboração de metodologia para cálculo de perdas regional foi produzido.

“A aplicação deste método para a determinação de índice de perdas que possa ser utilizado com critérios comuns para toda a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, fornece um parâmetro importante para um eficaz monitoramento das perdas hídricas nas redes públicas de abastecimento”, comenta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Segundo o técnico responsável pelo estudo do Consórcio PCJ, o engenheiro Sérgio Carvalho, o monitoramento das perdas é importante para medir o desempenho e eficácia dos serviços prestados, além de melhorar a saúde financeira dos serviços de abastecimento. “A implementação das atividades de controle e redução de perdas ressalta a necessidade da utilização de ferramentas para avaliação que possam gerar diversos indicadores de desempenho, permitindo comparações, planejamento e avaliação de resultados, além de se estabelecer a metodologia para avaliação da confiabilidade dos indicadores”, comenta.

Um eficaz monitoramento do índice de perdas promove o uso racional da água no abastecimento público, ao mesmo tempo que a eficiência do serviço prestado propicia melhor produtividade com as ferramentas existentes e a postergação de investimentos para a expansão dos sistemas de abastecimento de água.

O crescente aumento do valor nominal do metro cúbico de água em níveis regionais e nacionais devido à escassez ou degradação da qualidade da mesma, sistemas gerenciais para controle de perdas não são apenas recomendados, mas exigidos por organismos de liberação de recursos e de representação da sociedade.

Fonte: Consórcio PCJ

AnteriorAnteriorMinas Gerais tem quatro cidades reconhecidas por seca e estiagem
PróximoUsina de Itaipu reassume liderança mundial de geração de energiaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
clean environment brasil
suez
logo-bioproj
aquamec
Conaut
Penetron
paques-logo-home.jpg
bf-dias
logo-netzsch
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.