saneamento basico

Três dos pontos com pior qualidade da água no estado de SP estão na capital, diz pesquisa

Nenhum rio, córrego ou represa do estado tem qualidade da água ótima, segundo ONG SOS Mata Atlântica.

Um relatório realizado pela ONG SOS Mata Atlântica aponta que nenhum dos rios, córregos ou represas do estado de São Paulo possuiu qualidade da água ótima.

O levantamento, feito em todo o país, analisou em São Paulo 108 pontos em 88 cursos d’água. Quatro deles apresentaram qualidade péssima: o riacho Água Podre e os córregos Tijuca Preto e Três Pontes, na capital; e o Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul.

No córrego Tijuco Preto, que fica na Zona Leste, não há tratamento de esgoto. Os dejetos das casas que ficam às margens caem direto na água.

“O esgoto com certeza é o grande vilão da contaminação dos nossos rios. Isso se dá pelo planejamento torto da nossa cidade, que foi deixando as periferias ao ´Deus dará´ com a estruturação muito menor. Deixando para depois a estruturação dessas áreas periféricas que são justamente onde estão os maiores desafios para os nossos rios”, afirma Gustavo Veronesi, coordenador técnico da SOS Mata Atlântica.

Limpeza dos córregos 

m nota, a Sabesp disse que trabalha para coletar e tratar todo o esgoto das cidades em que opera e que, junto com a Prefeitura da capital, tem o programa “Córrego Limpo” para a despoluição e manutenção das áreas em volta.

Segundo a Sabesp, os córregos Tijuco Preto, Três pontes e Água podre devem receber obras de infraestrutura. Este ano está previsto serviço no Água podre. Nos outros dois, é preciso remover as moradias irregulares do entorno.

A Prefeitura da capital afirmou que despoluiu 151 córregos entre 2017 e 2018. A previsão é que isso seja feito em outros 13 até 2020. Afirmou também que faz a limpeza no entorno dos córregos com regularidade.

Reservatórios de água doce

A Cetesb, companhia ambiental do estado, afirmou que monitora 461 rios e reservatórios de água doce e que usa uma ferramenta diferente da utilizada pela SOS Mata Atlântica, mas não deu detalhes.

A Prefeitura de São Caetano do Sul afirmou que foi o primeiro município da Grande São Paulo a ter 100% de coleta e tratamento de esgoto, em 2009.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »