saneamento basico

Sistema Cantareira opera com 51,6% da capacidade neste domingo (10)

Após ficar seis meses operando com volume igual ou abaixo de 40%, o sistema Cantareira opera fora do nível de alerta desde janeiro.

O Sistema Cantareira opera com 51,6% de sua capacidade neste domingo (10), segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em janeiro, o reservatório saiu do nível de estado de alerta após seis meses operando com volume igual ou abaixo de 40%, mas segue em estado de atenção.

Nível de alerta

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Cantareira está fora do nível de alerta, mas não fora do estado de alerta: a mudança de faixa, segundo a agência, só pode ser feita no último dia de cada mês, conforme uma resolução da autarquia, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Só neste mês de março foram registrados 93,5 mm no índice de pluviometria no Sistema Cantareira.

Apenas os sistemas Rio Grande e São Lourenço apresentaram queda em relação ao volume de sexta-feira (8), ambos com variação de 0,6%.

Confira os índices dos outros reservatórios:

  • Alto Tietê – 75,75
  • Guarapiranga – 85,8%
  • Cotia – 86,1%
  • Rio Grande – 98,6%
  • Rio Claro – 102,3%
  • São Lourenço – 99,4%

Fonte: G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »