saneamento basico
Tratamento Lixiviado Aterro

Avaliação de estratégias para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim

Tratamento Lixiviado Aterro

Resumo:

O presente estudo objetiva avaliar a rota proposta para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.

Nesse estudo foi, primeiramente, analisado os documentos disponibilizados pela prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, a saber: (1) Memorial descritivo do projeto do aterro sanitário intermunicipal, (2) Estudo de autodepuração do Córrego da Estiva, (3) Planta de arranjo geral do aterro e plantas da ETP (proposta inicial), e (4) Proposta técnica do novo sistema de tratamento de percolados.

Em segundo lugar, buscou-se detalhar sobre as características do efluente em estudo. Nesse item foram apresentadas as principais características físicas e químicas do lixiviado, considerando especialmente lixiviados de aterros brasileiros e a influência do clima, idade do aterro, tipo de solo e variáveis operacionais do aterro.

Tratamento Lixiviado Aterro

Estabeleceu-se uma comparação com as características físicas e químicas do esgoto doméstico. De forma a demonstrar a diferença desses efluentes e a importância, na concepção do projeto de tratamento. De se considerar parâmetros específicos para lixiviado (recalcitrância da matéria orgânica, concentração de nitrogênio amoniacal, presença de metais traço, cloretos, parâmetros biocinéticos, entre outros).

LEIA NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »