E-book Tecnologia Saneamento
Primeiramente a problemática da avaliação de uma rede de abastecimento de água e as decisões quanto à sua melhoria são complexas. Normalmente, o sistema de adução inclui centenas, senão milhares de quilômetros de tubulações principais, consistindo em uma série de tubulações individuais conectadas umas às outras a cada poucos metros.
Então esses tubos, geralmente muito antigos, devem suportar o tráfego rodoviário e cargas que geram condições de tensão nos tubos e nas juntas; seguem-se corrosão e ruptura dos tubos.
Portanto uma rede desse tipo tem que responder a diferentes necessidades. Então por um lado, deve ser possível conectar sistemas mutuamente independentes entre si, garantindo uma estrutura o mais flexível e rápida possível, em resposta às reais necessidades dos usuários. Mas por outro lado, o sistema geral e o gerenciamento de confluências na calibração global da rede devem ser cuidadosamente estudados.
Contudo a princípio, uma avaliação e melhoria de uma rede de aquedutos deve ser realizada seguindo as seguintes etapas:
- 1. Primeira avaliação da rede; balanço hídrico;
- 2. Coleta de dados da rede; seleção e aplicação de indicadores de desempenho;
- 3. Construção do modelo matemático da rede; primeiras avaliações quantitativas;
- 4. Aplicação de modelos de otimização; trabalho com cenários;
- 5. Identificação dos pontos críticos da rede; decisões sobre onde e como agir para melhorar o ativo.
E-book Tecnologia Saneamento
Em suma essas atividades de complexidade crescente, exigem um conhecimento cada vez maior da rede, bem como de sua modelagem. Essas solicitações são essenciais e exigem melhoria contínua; nunca se poderá dizer que a rede é perfeitamente conhecida ou que a modelagem é perfeita.
LEIA TAMBÉM: Análise realizada em farinha e arroz aponta altas taxas de toxinas fúngicas prejudiciais à saúde
Além disso, esse trabalho de aumentar o conhecimento – a modelagem deve ser considerada uma forma de melhoria do conhecimento –, através do uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas, é essencial no gerenciamento e projeto de uma rede moderna de abastecimento de água.