saneamento basico
Agricultores Lodo de Esgoto

Mais agricultores no PR passaram a usar o lodo de esgoto como adubo em suas terras

Agricultores Lodo de Esgoto

Por: Emanuely

Mais agricultores no Paraná passaram a usar o lodo de esgoto como adubo em suas terras. Em 2022, a Sanepar fez o repasse do produto, gerado nas estações de tratamento de esgoto, para 157 agricultores, um aumento de 74% em relação aos 90 atendidos no ano anterior.

O volume do lodo destinado à agricultura cresceu 40%, passando de 16 mil toneladas em 2021 para 23 mil toneladas em 2022.

Esses dados constam no relatório sobre a aplicação do lodo na agricultura protocolado na quarta-feira (26) pela Sanepar no Instituto Água e Terra.

O uso do lodo atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ONU reconheceu o programa em 2016, como prática sustentável.

O Trata Brasil e a FGV premiaram a Sanepar em 2022.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores obtêm carvão a partir do lodo de esgoto

Programa Uso Agrícola

O Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto é aplicado pela Sanepar há duas décadas e já destinou cerca de 420 mil toneladas para agricultores em todas as regiões do Estado.

Rico em matéria orgânica e nutrientes, o lodo auxilia na correção do pH do solo e fornece cálcio e magnésio por receber aplicação de cal no processo de higienização.

Essas características melhoram as condições do solo e aumentam a produtividade das culturas. Além disso, o uso agrícola do lodo é uma alternativa ambientalmente correta uma vez que o material deixa de ir para os aterros sanitários.

Não podem receber o lodo hortaliças, pastagens, culturas inundadas e tubérculos.

Inovação

A Sanepar busca um parceiro para produzir fertilizante orgânico. Em agosto sai o resultado do edital.

O objetivo é firmar Acordos de Cooperação Técnica para a produção desse fertilizante e o desenvolvimento de rotas tecnológicas.

Fonte: Sou Agro.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »