saneamento basico
Ambiental Ceará e Banco do Nordeste Saneamento

Ambiental Ceará e o monitoramento de estações de esgoto em tempo real

Ambiental Ceará monitoramento de estações de esgoto

Por: Hamilton Nogueira

A operação remota e o monitoramento em tempo real das EEEs e ETEs são alguns processos tecnológicos empregados pela Ambiental Ceará na gestão do esgotamento sanitário.

O Centro de Operações da Ambiental Ceará envolve sistemas de monitoramento que alcançam as 24 cidades que integram a PPP

O monitoramento dos equipamentos é feito através dos Centros de Operações Integradas.

Nos Centros de Operações, os painéis exibem, dados relacionados ao clima e funcionamento em tempo real das bombas e demais estruturas eletromecânicas de cada unidade.

Outro recurso utilizado nessa operação é o Infra Inteligente, ferramenta que usa dados coletados por drones, topografia de precisão e câmeras 360º para criar gêmeos digitais.

Essas plantas virtuais podem ser acionadas pelas equipes de monitoramento, com o uso de óculos de realidade virtual, e gerar instruções para o campo.

LEIA TAMBÉM: Universalização: Cagece inicia rodada de visitas aos municípios do bloco 2 da PPP do esgoto

Ampliação do Serviço

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, explica os diferenciais do COI na operação diária do esgotamento sanitário. “O Centro de Operações Integradas da Ambiental Ceará é o cerne do modelo de operação da Aegea. Reunimos, em um só local, todas as informações necessárias para monitorar a operação. Mais que isso, em algumas situações, podemos operar à distância, e isso permite maior controle dos indicadores de prazo e qualidade, melhor gestão dos recursos, e também permite antecipar problemas antes mesmo de eles serem detectados pelos clientes”.

Os COIs de Maracanaú e Juazeiro do Norte funcionam como espelhos, replicando as informações da unidade da Capital, de onde é possível, por exemplo, identificar falhas em equipamentos e acionar equipes para corrigir a situação; manipular dispositivos remotamente e acompanhar a movimentação de pessoas no entorno das ETEs, captada pelas câmeras de vigilância.

Em breve, o monitoramento vai contemplar sensores de volume em alguns Poços de Visita apontados pela Cagece.

Fonte: O Povo.

Últimas Notícias: