saneamento basico
Ambiental Ceará e Banco do Nordeste Saneamento

Ambiental Ceará e o monitoramento de estações de esgoto em tempo real

Ambiental Ceará monitoramento de estações de esgoto

Por: Hamilton Nogueira

A operação remota e o monitoramento em tempo real das EEEs e ETEs são alguns processos tecnológicos empregados pela Ambiental Ceará na gestão do esgotamento sanitário.

O Centro de Operações da Ambiental Ceará envolve sistemas de monitoramento que alcançam as 24 cidades que integram a PPP

O monitoramento dos equipamentos é feito através dos Centros de Operações Integradas.

Nos Centros de Operações, os painéis exibem, dados relacionados ao clima e funcionamento em tempo real das bombas e demais estruturas eletromecânicas de cada unidade.

Outro recurso utilizado nessa operação é o Infra Inteligente, ferramenta que usa dados coletados por drones, topografia de precisão e câmeras 360º para criar gêmeos digitais.

Essas plantas virtuais podem ser acionadas pelas equipes de monitoramento, com o uso de óculos de realidade virtual, e gerar instruções para o campo.

LEIA TAMBÉM: Universalização: Cagece inicia rodada de visitas aos municípios do bloco 2 da PPP do esgoto

Ampliação do Serviço

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, explica os diferenciais do COI na operação diária do esgotamento sanitário. “O Centro de Operações Integradas da Ambiental Ceará é o cerne do modelo de operação da Aegea. Reunimos, em um só local, todas as informações necessárias para monitorar a operação. Mais que isso, em algumas situações, podemos operar à distância, e isso permite maior controle dos indicadores de prazo e qualidade, melhor gestão dos recursos, e também permite antecipar problemas antes mesmo de eles serem detectados pelos clientes”.

Os COIs de Maracanaú e Juazeiro do Norte funcionam como espelhos, replicando as informações da unidade da Capital, de onde é possível, por exemplo, identificar falhas em equipamentos e acionar equipes para corrigir a situação; manipular dispositivos remotamente e acompanhar a movimentação de pessoas no entorno das ETEs, captada pelas câmeras de vigilância.

Em breve, o monitoramento vai contemplar sensores de volume em alguns Poços de Visita apontados pela Cagece.

Fonte: O Povo.

Últimas Notícias:

#Comprometimento e Responsabilidade Técnica

Desde o início da criação da Comissão CE.010:105.007 – Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2004, atuo como profissional voluntário e imparcial em prol da sociedade brasileira. Esta Comissão faz parte do CB-10, Comitê Brasileiro de Química da ABNT.

Leia mais »
Cagece Rede Esgoto Chuvas

Cagece orienta sobre cuidados com a rede de esgoto durante período chuvoso

Com o início quadra chuvosa em todo o Ceará, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados, e para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população faça o uso correto dos dois sistemas. Dentre as principais orientações: não destinar água de chuva e lixo para a rede de esgoto da Cagece.

Leia mais »
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »