saneamento basico

Realizada audiência pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Chapecó/SC

Imagem Ilustrativa

Foi realizada nesta quinta-feira (05), no Auditório da Prefeitura de Chapecó, uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, que também preside o Conselho Municipal de Saneamento, o objetivo é fazer uma revisão do plano, que estabelece metas e responsabilidades para obras de drenagem, saneamento e abastecimento de água.

“Temos o projeto de macrodrenagem das áreas que sofrem com alagamentos, principalmente na área central, e o prefeito esteve em Brasília buscando recursos. Na área de esgoto temos 77 mil pessoas atendidas, de uma população de 224 mil habitantes. Também temos demandas na área de abastecimento de água, com os projetos da Casan de captação no rio Chapecozinho, além da licitação dos poços profundos no Paraíso, Efapi e Esplanada, além dos reservatórios”, disse Carraro.


LEIA TAMBÉM: Presidente da Cagece assume comando da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento


Revisão do Plano de Saneamento

De acordo com o coordenador da revisão do Plano de Saneamento, o engenheiro sanitarista e ambiental Valdir Eduardo Olivo, mais de 100 contribuições foram recebidas e que agora serão avaliadas por uma equipe técnica da Prefeitura.

Depois de apreciadas, passarão ainda pelo Conselho Municipal de Saneamento, para aprovação.

“A partir da aprovação a legislação precisará ser atualizada e o contrato de concessão com a Casan terá novas metas. Por exemplo, atender 99% da população com água encanada e tratada e 90% com tratamento de esgoto, até 2033”, disse Olivo.

Fonte: SC Hoje.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »