saneamento basico
Copasa ETE

Copasa e administração de Santana do Paraíso inauguram Estação de Tratamento de Esgoto no município

Copasa ETE

Por Matheus Valadares 

Primeiramente uma solenidade realizada no fim da tarde da quarta-feira (16) marcou a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Garrafa, localizada próximo ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Em funcionamento desde o dia 27 de março, o novo equipamento vai beneficiar diretamente cerca de 25 mil moradores com a oferta de coleta e tratamento do esgoto produzido na cidade.

Por enquanto com esta entrega, o índice de cobertura do serviço passará de 1,5% para cerca de 80%. Mas o que garante desenvolvimento social, ambiental e econômico ao município. A estatal investiu R$ 25,5 milhões na obra.

LEIA TAMBÉM: Governo de Minas inaugura sistema de coleta e tratamento de esgoto em Nova Resende

Ademais outro benefício fundamental da obra é a eliminação do esgoto in natura que antes era despejado nos mananciais da região. O córrego Garrafa é um curso de água que tem sua nascente na zona rural de Santana do Paraíso. Percorre cerca de 14 quilômetros e deságua no Rio Doce ainda dentro do município.

“Compartilhando com todos vocês esse marco histórico no município de Santana do Paraíso. Onde a Copasa faz a entrega da estação de tratamento de esgoto da bacia da garrafa para o povo. Comumente, chamamos de ETE Garrafa. Esse trabalho que vocês estão verificando não se resume à construção dessa unidade. Tudo começou na rua onde a gente mora, nas ligações prediais que são lançadas na rede coletora. Lembrando que devemos evitar de lançar água pluvial dentro das redes coletoras, porque no final isso atrapalha o nosso tratamento na ETE”, afirmou Miguel Cantarino Júnior, gerente do projeto de esgotamento sanitário de Santana do Paraíso, durante a solenidade. Para Bruno Morato, prefeito do município, esse equipamento é um marco para Santana do Paraíso e representa um grande avanço no saneamento básico.

“Durante quase três décadas, Santana do Paraíso teve 0% de esgoto tratado e, através dessa parceria, ano passado conseguimos que a Copasa inaugurasse a Estação de Tratamento de Esgoto de Ipaba do Paraíso e agora a Copasa está aqui inaugurando esta estação. Nada pode ser tão exitoso assim, sair do 0 para 80% em apenas três anos e meio. É um marco para a cidade e para a região, até mesmo para o Brasil, já que algumas capitais não têm esse índice de 80% do esgoto tratado”, pontuou.

Copasa ETE

Pois além da ETE Garrafa, composta por tratamento preliminar, lagoas anaeróbias, seguidas de lagoas facultativas, localizada próxima ao aeroporto regional Vale do Aço, também foram implantados mais de 25.400 metros de interceptores de esgoto (tubulações que foram construídas ao longo dos córregos Garrafa, Águas Claras e São João para receber os esgotos das redes coletoras de esgoto), duas estações elevatórias de esgoto (uma no bairro Cidade Nova II e outra no cruzamento do córrego São João com córrego Garrafa), mais de 1.260 metros de linha de recalque e mais de 3.370 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações que direcionam o esgoto coletado aos interceptores) no município.

LEIA TAMBÉM: Diversidade de bactérias é maior em áreas de lagoa mais afetadas por esgoto, revela estudo

Portanto os investimentos permitirão que mais de 25 mil pessoas, moradoras dos bairros Cidade Nova, Parque Caravelas, Parque Veneza, Residenciais Bethânia I, II, III e IV, Industrial, Chácaras do Vale e Gran Royalle, sejam beneficiadas diretamente com a coleta, transporte e tratamento de esgoto neste primeiro momento. Já os moradores dos bairros Cidade Verde, Jardim Vitória, Bom Pastor e Águas Claras serão contemplados com os serviços até o início do segundo semestre deste ano.

Segundo está previsto ainda para o ano de 2024, a inauguração de outra ETE que, por sua vez, irá beneficiar a sede do município.

“Até o fim do ano, a Copasa vai inaugurar outra estação de tratamento para atender a região central de Santana do Paraíso e a prefeitura está desenvolvendo um projeto para tratamento do esgoto da zona rural, chegando ali desde o Achado, passando pelo Areia Grossa. Nosso objetivo não é só parar nesse índice de 80%, é superar os 95% e ser um dos municípios com maior índice de tratamento de esgoto sanitário do Brasil”, garantiu o prefeito.

Benefícios

Então o tratamento de esgoto traz benefícios diretos à população, como a erradicação de doenças de veiculação hídrica. O controle da proliferação de vetores, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos. Com a consequente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Em conclusão além disso, proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade dos espaços já existentes.

Em suma a intervenção possibilitou ainda o aumento da arrecadação do município. Que recolheu os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia para execução da obra.

Fonte: DA.

Últimas Notícias: