saneamento basico
Copasa Lodo ETE

Copasa produz fertilizante orgânico com lodo de estações de tratamento

Copasa Lodo ETE

Por: Michelle Valverde

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está produzindo fertilizante orgânico utilizando o lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e resíduos da poda urbana de árvores.

Entre as vantagens, além do fertilizante ser uma alternativa sustentável para utilização na produção agrícola e pecuária.

Mas o uso do lodo vai contribuir para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e também reduzir o custo no transporte de lodo das ETEs até os aterros.

Conforme os dados da Copasa, a produção do fertilizante – que ainda está em fase de testes – é resultado do projeto Compost Tree “Produção de fertilizante orgânico composto classe B a partir do biossólido gerado nas ETEs”.

Então o objetivo é a produção em escala industrial do fertilizante utilizando o lodo gerado pelas ETEs e resíduos da poda urbana de árvores.

LEIA TAMBÉM: IBAMA muda entendimento para aumentar arrecadação da TCFA

Copasa Lodo ETE

Conforme a estimativa da companhia, a produção do fertilizante a partir do lodo poderá gerar emprego e renda em todo o Estado. Além de contribuir para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e reduzir o custo no transporte de lodo das ETEs até os aterros. O fertilizante vai promover a neutralização do carbono existente no lodo dos esgotos. Portanto, vai contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa associados.

Em suma a engenheira sanitarista da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Operacional, Qualidade e Energia da Copasa, Frieda Keifer Cardoso, explica que o projeto do fertilizante é parte integrante do Programa de Desenvolvimento e Inovação da Copasa.

Fonte: DC.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »