saneamento basico
Copasa Obras Pampulha

Copasa realiza obra para substituição de interceptor de esgoto na Pampulha

Copasa Obras Pampulha

A Copasa iniciou, na tarde da segunda-feira (17/6), obras de melhoria na região da Pampulha. Para garantir o pleno funcionamento do interceptor de esgoto – que é uma rede de grande diâmetro responsável por receber o esgoto coletado na região e conduzi-lo até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça –, a companhia vai substituir o trecho da tubulação localizada no bairro São Luiz, em Belo Horizonte.

As obras visam maior proteção ao sistema e renovação da tubulação, construída há mais de 30 anos, de forma evitar que a Lagoa da Pampulha seja o destino do esgoto em um eventual extravasamento da rede.

Primeiramente com investimentos da ordem de R$ 13 milhões, as intervenções serão realizadas com uma nova tecnologia de serviço, o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM) – Método Não Destrutivo, cuja execução é totalmente subterrânea, com a tubulação sendo implantada por meio de um túnel que atravessará por baixo da Avenida Antônio Carlos, gerando menos impacto e transtornos para a população.

Copasa Crédito Saneamento

Mas com profissionais devidamente treinados e capacitados, a companhia vai implantar aproximadamente 175 metros de interceptor, alterando o diâmetro original para 1.800 milímetros, o que garantirá a condução da vazão do esgoto, que pode chegar a 2 mil litros por segundo na região.

LEIA TAMBÉM: CASAN avalia imóveis para início do projeto-piloto Esgotamento Sobre Rodas em Descanso

Então devido à complexidade dos serviços, as obras, que ficarão concentradas na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, serão realizadas em etapas.

Copasa Obras Pampulha

Portanto as equipes vão trabalhar 24 horas por dia, para agilizar o processo. A previsão é que todo o serviço seja concluído em oito meses.

Ademais apesar de, em algumas etapas dos serviços ser necessária a interdição da via em um pequeno trecho da Avenida Octacílio Negrão de Lima.

LEIA TAMBÉM: Como o monitoramento por IA pode proteger as florestas

Em suma no decorrer da execução dos serviços, a Copasa manterá a população informada sobre as novas etapas em andamento. Quando necessário, sobre as interdições e alterações no trânsito da região.

Fonte: AGM.

Últimas Notícias: