Crise Hídrica Ameaça Brasileiros
Por Raquel Kirlien
O Instituto Trata Brasil, divulgou o mais recente ranking de saneamento básico, focado nas cem cidades brasileiras mais populosas.
Esta avaliação destacou que 15 das 20 cidades mais bem posicionadas em termos de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto estão localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
Entre os destaques do levantamento estão Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP). A pesquisa utiliza dados de 2022 e se baseia nos critérios do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. O estudo avalia diversos indicadores para medir a eficiência dos serviços de saneamento, garantindo uma visão geral do setor.
Como foi feita a avaliação do saneamento básico?
A metodologia aplicada pelo Instituto considera vários fatores, como a eficiência no serviço, o desperdício de água e os investimentos realizados no setor. Entre as 20 melhores cidades ranqueadas, a média de acesso à água potável é impressionante: 98,8% da população tem esse serviço. Já no quesito coleta de esgoto, a média é de 96%, e 78,4% do esgoto coletado é tratado.
LEIA TAMBÉM: Brasil ainda enfrenta problema dos lixões após 14 anos de política nacional
Esses números mostram um esforço considerável em algumas regiões do país para alcançar um saneamento adequado. A eficiência no serviço é essencial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e reduzir problemas de saúde pública decorrentes da falta de saneamento.
LEIA TAMBÉM: Nuvens carregadas sobre a Amazônia
Top 10 Melhores Cidades no Ranking:
- 1º – Maringá (PR)
- 2º – São José do Rio Preto (SP)
- 3º – Campinas (SP)
- 4º – Limeira (SP)
- 5º – Uberlândia (MG)
- 6º – Niterói (RJ)
- 7º – São Paulo
- 8º – Santos (SP)
- 9º – Cascavel (PR)
- 10º – Ponta Grossa (PR)
Top 10 Piores Cidades no Ranking:
- 100º – Macapá
- 99º – Santarém (PA)
- 98º – Rio Branco
- 97º – Belford Roxo (RJ)
- 96º – Duque de Caxias (RJ)
- 95º – São Gonçalo (RJ)
- 94º – Belém
- 93º – Várzea Grande (MT)
- 92º – Juazeiro do Norte (CE)
- 91º – Ananindeua (PA)
Fonte: Isto É.