saneamento basico
Lixo esgoto cidades Tocantins

Mais de 2 mil toneladas de lixo são retiradas de esgoto em três cidades do Tocantins, diz concessionária

Em 2023 mais de 2 mil toneladas de lixo foram retiradas do esgoto de três cidades do Tocantins: Palmas, Porto Nacional e Paraíso. De acordo com a BRK, concessionária responsável pelo serviço em 46 cidades do estado, a região central totalizou 2.556 toneladas.

A concessionária afirma que quatro em cada cinco casos de entupimentos e vazamentos nas tubulações de esgoto são provocados por descarte incorreto de lixo na rede. Entre os principais e mais problemáticos resíduos, estão fraldas, cabelos, plásticos de vários tipos, absorventes e óleo de cozinha.

O acúmulo desses materiais pode resultar no entupimento e transbordamento das redes coletoras, o que pode causar, inclusive, o retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis.

LEIA TAMBÉM: Falta de saneamento atinge mais pobres e custa até R$ 1,4 milhão em internações em SC

Lixo esgoto cidades Tocantins

Além do lixo, o lançamento da água de chuva na rede de esgoto também é um dos principais causadores de prejuízos para o meio ambiente. A recomendação é que essa água seja direcionada para as galerias pluviais e nunca para a rede de esgoto.

Por: Brenda Santos 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »