Imagem Ilustrativa
De acordo com Rodrigo Garcia (PSDB), a ETE poderá tratar 100% dos esgotos domésticos e deve ficar pronta em dezembro de 2022. Estado também promete facilitar regularização fundiária a ruralistas.
Em visita à região de Ribeirão Preto (SP) na sexta-feira (1º), o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Pradópolis (SP) e firmou acordos para programas estaduais a produtores rurais.
Em Pradópolis, para as obras na ETE, realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela Prefeitura, o investimento é de R$ 12,6 milhões.
Segundo o governo paulista, a ETE poderá tratar 100% dos esgotos domésticos, deve ficar pronta em dezembro de 2022 e inclui um conjunto de lagoas que fazem o tratamento com bactérias, além de uma estação elevatória com 2,4 mil metros e 1,3 mil metros de dutos por gravidade.
Há ainda um sistema de desinfecção por cloração e 5,6 mil metros de emissário. A estação vai permitir que o Rio Mogi-Guaçu e o Ribeirão da Onça, afluente do Rio Tietê, seja revitalizado com a remoção de 42 toneladas de esgoto por mês.
Também em Pradópolis, Garcia assinou a liberação de R$ 1,6 milhão para obras no Distrito Industrial da cidade.
Mais tarde, em Ribeirão Preto, o vice-governador assinou um convênio do Programa Rotas Rurais com 60 municípios do interior do estado, sendo 44 na área de cobertura do g1 Ribeirão Preto e Franca, que permite que estabelecimentos e estradas ganhem um código que servirá como um CEP. Os novos endereços devem facilitar a localização das áreas por GPS e na internet.
As cidades beneficiadas na região são: Altinópolis, Batatais, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São José da Bela Vista, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luiz Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho,
Garcia também participou do lançamento do manual do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), que faz parte do “Programa Agro Legal”, iniciado em 2020.
O objetivo é ajudar proprietários de áreas rurais na regularização fundiária de acordo com o código florestal.
“Muitas vezes essas propriedades foram abertas no passado, em décadas e décadas passadas, que não existia nenhuma lei que de alguma maneira regulamentasse isso e não é justo hoje você querer fazer uma punição desses pequenos agricultores, mas é justo ajuda-los a buscar regeneração do solo, a buscar ter sua reserva legal. O manual é bem técnico e bem amplo”, afirmou o vice-governador no evento.
Fonte: G1.