saneamento basico
ETE em Paraty

Paraty/RJ terá 1ª estação de tratamento de esgoto na área urbana da cidade

ETE em Paraty

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Paraty e a Eletronuclear assinaram, nesta quinta-feira (15), o Termo de Cooperação Técnica para o início da segunda etapa das obras de esgotamento sanitário, com a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da área urbana da cidade, a ETE Paraty. A primeira fase da intervenção, orçada em R? 44 milhões, vai beneficiar mais de 15 mil pessoas.

As obras estão à cargo da Águas de Paraty, concessionária do Grupo Águas do Brasil.

Ao término das obras, a expectativa é de que de 45% da população de Paraty tenha acesso a esgoto tratado. A inciativa vai evitar a proliferação de doenças e reduzir impactos ambientais, segundo o gerente-geral da Águas de Paraty, Alberto Costa.

“Esta obra marca o compromisso e a responsabilidade da concessionária Águas de Paraty com a população e com o município de forma geral. Com esta construção, trataremos os esgotos de 45% da população, levando mais qualidade de vida, saúde e preservando o meio ambiente. Hoje, a cidade que já conta com 100% de água tratada na área de atuação da empresa, inicia essa parte importante do saneamento, tratando também o esgoto da população”, disse o representante da Águas de Paraty.

A estação modular de tratamento de esgoto será construída no bairro Jardim Riviera, nas proximidades do trevo da cidade. A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) terá 23,2 quilômetros de redes coletoras e de recalque, além de 7 elevatórias de esgoto bruto e uma ETE, com capacidade inicial de 43,3 litros/s.

LEIA TAMBÉM: Águas do Brasil emitirá debêntures para expandir obras

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), ressaltou os ganhos em termos de saúde promovidos pelo tratamento do esgotamento sanitário da cidade. Com a medida, ele espera que os atendimentos de crianças e idosos em postos de saúde sejam reduzidos.

“Estamos fazendo um trabalho com muita atenção e respeito à população. Isso faz com que a gente aumente o percentual de tratamento de esgoto na cidade de Paraty, o que representa melhoria na saúde. Vamos ter menos pessoas procurando os postos de saúde, principalmente crianças e idosos”, afirmou Vidal.

Compareceram à assinatura do Termo de Cooperação Técnica: o vice-governador Thiago Pampolha (União Brasil), o prefeito Luciano Vidal, e Alberto Costa, representante da Águas de Paraty.

Fonte: Diário D.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »