saneamento basico
saneamento (1)

Praia Grande/SP inicia consulta pública de revisão do plano municipal de água e esgoto

Os munícipes interessados em participar podem enviar propostas até 26 de novembro.

Imagem Ilustrativa

A Prefeitura de Praia Grande iniciou, nesta segunda-feira (31), a consulta pública para revisão do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

Os munícipes interessados em participar podem enviar propostas e sugestões pelo site da administração municipal até o dia 26 de novembro.

Segundo a prefeitura, as alterações são necessárias pois o município precisa se adequar ao marco regulatório de saneamento básico, Lei Federal 14.026/2020, que impõe padrões mais rigorosos e prioriza a universalização dos serviços de saneamento e proteção do meio ambiente em todos os municípios do País.


LEIA TAMBÉM: Estudo aborda tratamento de efluentes para uso agrícola


Plano Municipal

Para colaborar com o plano de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura e procurar o banner “Consulta pública: Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, ou clicar direto no link. Ao entrar, o site abrirá uma guia com uma explicação sobre o tema, depois basta clicar em “Participação” e o site abrirá uma guia com o formulário público. A partir daí basta preencher com os dados pessoais e escolher o serviço público relacionado à contribuição e enviar a manifestação.

A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, mencionou que a participação popular é fundamental nesse processo de construção do novo plano de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além da participação popular, uma comissão de técnicos municipais está sendo criada para revisão e atualização do Plano Municipal, composta por representantes das secretarias envolvidas com serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Fonte: A Tribuna.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »