saneamento basico
Saneamento Básico Goiás

Projeto Bambu inova tratamento de esgoto em Goiás

Projeto Bambu Esgoto Goiás

Primeiramente a Saneago está implantando um projeto pioneiro em Goiás, na área de tratamento de esgoto sanitário.

O objetivo do trabalho, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro Universitário Unibras, é direcionar os efluentes tratados de Estações de Tratamento de Esgoto para irrigar e fertilizar áreas vegetadas com bambu, em vez de despejá-los no corpo hídrico.

Contudo o Projeto Bambu está sendo executado inicialmente na ETE de Abadia de Goiás, desde novembro de 2022, numa área de quase 4 mil metros quadrados.

LEIA TAMBÉM: Caesb faz 170 mil novas ligações à rede de água e esgoto em menos de 6 anos

Segundo os pesquisadores, as plantas absorvem os nutrientes e matéria orgânica. Em conclusão toda água oriunda da irrigação é evaporada ou transpirada pelas plantas. Garantindo que o descarte de efluente tratado seja absorvido pela plantação de bambus. Com esse processo, a eficiência do tratamento será de 100%.

Projeto Bambu Esgoto Goiás

Portanto a disposição do efluente tratado no solo é um tipo de tratamento complementar que deve ser considerado como alternativa, para minimizar o despejo do efluente no corpo receptor.

LEIA TAMBÉM: Fim de plástico descartável reduziria emissões, diz estudo

Em suma o manejo na fertirrigação utilizando efluente é monitorado constantemente para garantir a segurança hídrica do lençol freático.

Fonte: Agência.

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »