Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • STF nega andamento de recurso da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
  • Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância
  • Resíduos sólidos avançam pouco em 2 anos de lei
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
marco do saneamento

Regionalização do saneamento básico é aprovada na AL-RS

  • Esgoto
  • dezembro 22, 2021

Imagem Ilustrativa

O projeto de lei que regionaliza o saneamento básico foi aprovado, nesta terça-feira (21), pelo plenário da Assembleia Legislativa (AL-RS), por 35 votos a favor e 16 contrários (veja, abaixo, como votou cada deputado). O PL 422/2021, do governo estadual, cria as Unidades Regionais de Saneamento Básico 1 e 2.

Com 35 votos a favor e 16 contrários, projeto de lei cria as unidades regionais de saneamento básico 1 e 2. Oposição critica medida como manobra para facilitar privatização da Corsan.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite comemorou a aprovação. “É mais um passo para alcançarmos a meta de universalização dos serviços de água e esgoto, prevista no Marco Legal do Saneamento, no RS”, escreveu.

O líder do governo, Frederico Antunes (PP), justificou o voto a favor dizendo que a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), após assembleia, manifestou posição favorável à proposição.

corsan

O deputado Capitão Macedo (PSL), entretanto, assevera que a proposta não foi discutida suficientemente com os municípios gaúchos. “É algo unilateral, para não dizer ditatorial, que partiu da vontade do governo do estado passando por cima dos verdadeiros detentores do serviço de saneamento básico, os municípios”, declarou na tribuna.

Conforme a justificativa do projeto, a formação dos blocos regionais decorre de estudos realizados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. O objetivo do Executivo é propiciar viabilidade técnica e econômico-financeira ao bloco e garantir, mediante prestação regionalizada, a universalização dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de tratamento de esgoto sanitário.

“Optou-se por delinear […], deixando de fora as atividades de drenagem urbana e limpeza urbana. Com isto, pretende proporcionar aos municípios maior liberdade na prestação destas atividades, podendo as entidades locais, caso assim entendam, formular arranjos federativos que mais bem se adequem a sua realidade”, cita o Executivo no projeto.

Tratamento de Resíduos

Já o deputado Pepe Vargas (PT), ao adiantar a negativa da bancada do Partido dos Trabalhadores, disse que não se discutiu o tratamento dos resíduos sólidos, item que consta na legislação federal. Para ele, a matéria foi apresentada porque o governo mudou de opinião sobre a privatização da Corsan.

“Para privatizar a Corsan, ele [governador Eduardo Leite] cria uma regional de saneamento básico e coloca alguns municípios da bacia hidrográfica do Uruguai e outros do Guaíba. Não leva em consideração processos históricos de planejamento. (…) O estado quer se adonar dessa instância para decidir preço de tarifa, para decidir se o serviço vai ser público ou privatizado. Não tem nada, absolutamente nada que preveja planejamento, cooperação, sinergia de ações”, explicou.

Os municípios deverão manifestar adesão à respectiva URSB a qual pertençam no prazo de até 180 dias. Canoas, Passo Fundo e Santa Maria, por exemplo, ficam na URSB 1. Já Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas estão na URSB 2.

Esta foi a primeira de uma série de 45 matérias a serem votadas nas sessões de terça e quarta (22). A proposta do magistério, por exemplo, ficou para o dia seguinte.

Fonte: G1.

AnteriorAnteriorBrasil patina e não consegue reduzir número de praias poluídas
PróximoAbsorção de íons fosfato de efluentes utilizando a macrófita aquática lentilha d’água (Lemna minor)Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

aquamec
DENORA
logo-bioproj
Conaut
logo-netzsch
suez
bf-dias
Penetron
clean environment brasil
Superbac
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.