Sabesp Serviços em Olímpia
A partir da segunda-feira, dia 11 de dezembro, a Sabesp iniciou a operação dos serviços de água e esgoto na Estância Turística de Olímpia.
Em maio, a Companhia venceu a licitação para gestão do saneamento local, pelo prazo de 30 anos, numa disputa que contou com oito concorrentes privados.
O contrato foi assinado em outubro, quando começou a operação em conjunto com a Prefeitura de Olímpia, num processo de transição entre a então autarquia Daemo e a nova concessionária, para que, a partir de agora, a Sabesp passe a ser a nova responsável pelo serviço.
Vale ressaltar, contudo que, até o dia 08 de fevereiro de 2024, uma Comissão Técnica e Estratégica de Acompanhamento da Concessão, criada pelo Decreto 8.882/2023 continuará acompanhando a transição, supervisionando a Sabesp, quando então será iniciado o processo formal de extinção do DAEMO, com a nomeação de um inventariante que acompanhará e ser responsabilizará pelos procedimentos formais e contábeis de encerramento do exercício 2023, bem como todas as questões burocráticas e de prestação de contas necessárias.
Enquanto isso, a Sabesp assume a responsabilidade sobre os investimentos e cobranças quanto aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Olímpia. Segundo a concessionária, durante as próximas semanas, a Sabesp iniciará investimentos em tecnologias e obras. Assim ampliando a eficiência no sistema, contribuindo para uma operação mais sustentável.
LEIA TAMBÉM: Por que privatização da Sabesp coloca Brasil na contramão de outros países
Sabesp Serviços em Olímpia
Além disso, o início dos serviços inaugura um novo momento no saneamento do município, com mais segurança hídrica. Isso proporciona aos gestores locais traçarem políticas públicas com o objetivo de fortalecer o crescimento econômico e o bem-estar social, visando novas oportunidades e renda aos olimpienses, além de beneficiar os turistas que procuram suas águas termais.
Ademais a Sabesp também vai revitalizar, ao longo dos anos, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade e distritos. Ainda falando em obras, serão executados mais 4,47 km de adutora, com o objetivo de colocar em operação o Poção 3.
Portanto as ações vão beneficiar os mais de 55 mil moradores com mais saúde e qualidade de vida. A Companhia fica responsável nas próximas três décadas pela captação, adução, tratamento e distribuição de água, além de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.
Fonte: Olímpia.