saneamento basico
Tratamento Efluente Personalizado

Entenda como um sistema de tratamento de efluente industrial personalizado pode ajudar sua empresa

Tratamento Efluente Personalizado

O tratamento de efluente industrial proveniente de processos específicos consiste em tratá-lo de modo a adequá-lo às normas e regulamentações vigentes para despejo no corpo receptor (rios) e/ou recuperá-lo de forma usá-lo como água de reúso para diversos fins.

Assim, esse processo pode ser feito de diversas formas, dependendo das características iniciais do efluente e dos requisitos desejados ao fim que se quer para ele.

Além da questão ambiental, que é muito importante, a possibilidade de reúso traz economia para a empresa. E os sistemas para fazer isso estão cada dia mais modernos e com um valor acessível. Ou seja, o investimento não é tão grande e o custo-benefício é excelente. A seguir, confira mais detalhes sobre o tratamento de efluente industrial e suas vantagens.

LEIA TAMBÉM: Controle De Odores Industriais É Política Preventiva Para As Indústrias Mais Bem-Sucedidas

Várias possibilidades no tratamento de efluente industrial

Existem inúmeros tipos de tratamento e cada um é indicado levando em conta alguns fatores, entre eles:

  • Características do efluente;
  • Qualidade final necessária para o seu reúso;
  • Por fim, Tipo de indústria e sistemas utilizados.

Assim, a empresa, com ajuda de pessoas especializadas, precisa escolher quais tipos de tratamentos serão ideais. Entre os principais, estão:

  • Filtração: tem como objetivo remover partículas por meio da filtragem com algum material poroso, como areia por exemplo;
  • Decantação: separa dois líquidos ou um líquido de um sólido utilizando a diferença de densidade entre eles. O efluente, assim, fica em repouso e as partículas sólidas ficam depositadas no fundo do recipiente;
  • Flotação: é o processo contrário da decantação. Por meio de substâncias químicas, as partículas sólidas se desprendem do efluente e flutuam até a superfície;
  • Tratamento Biológico: é feito em reatores ou lagoas contendo microrganismos responsáveis por decompor a matéria orgânica presente no efluente;
  • Desinfecção: utilização de substâncias químicas, sendo a principal delas o cloro, a fim de oxidar matéria orgânica e eliminar microrganismos prejudiciais, como os coliformes.

Por que utilizar esses sistemas no tratamento para efluentes?

Veja abaixo os principais benefícios para sua empresa adotar um sistema desse tipo:

  • Possibilidade de redução no consumo de água através do reuso;
  • Melhora na qualidade do descarte de efluentes, contribuindo para o meio ambiente;
  • Estabilidade da operação industrial;
  • Sustentabilidade, melhorando a imagem da empresa perante o público;
  • Flexibilidade no reaproveitamento da água, que pode ser usada não apenas nos processos industriais, mas também para irrigação e lavagens gerais.

Pensando nisso, a Fluid Feeder pode te ajudar, pois nossa empresa disponibiliza as melhores soluções para o tratamento de efluentes e reuso. Cada sistema é indicado para um tipo de indústria e nossa equipe pode te ajudar a escolher o ideal. Entre em contato conosco e saiba mais.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »