saneamento basico
Quase 44 mil toneladas de lixo foram retiradas do Rio Pinheiros em 2025, diz secretaria de SP

Quase 44 mil toneladas de lixo foram retiradas do Rio Pinheiros em 2025, diz secretaria de SP

No total, foram coletadas 116.912,93 toneladas nos últimos três anos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os trabalhos custaram mais de R$ 190 milhões.

Quase 44 mil toneladas de lixo foram retiradas ao longo dos 25 quilômetros do Rio Pinheiros no ano passado, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do governo de São Paulo.

A quantidade representa um aumento de 14% na quantidade de resíduos flutuantes coletados pela SP Águas, a agência responsável pela operação, em relação ao ano anterior.

  • Em 2025, foram removidas 43.948,48 toneladas.
  • Em 2024, o volume foi de 38.260,06 toneladas.
  • Em 2023, a quantidade retirada tinha sido de 34.704,39 toneladas.

Segundo a secretaria, desde 2023, os trabalhos de limpeza do principal afluente do Rio Tietê já custaram mais de R$ 190 milhões.

A SP Águas realiza a coleta por meio de embarcações que percorrem diariamente o canal. Entre os resíduos mais frequentemente encontrados estão garrafas PET, embalagens de isopor e brinquedos. Objetos de grande porte também são recorrentes, como sofás e colchões.

Os dados são exibidos no Lixômetro, painel instalado no Parque Bruno Covas, com apoio da Emae, próximo à Casa Conectada, na entrada no sentido bairro Interlagos pela Marginal Pinheiros.
O equipamento permite que a população acompanhe, em tempo real, o volume de resíduos coletados ao longo dos dois canais que compõem o Rio Pinheiros.

Fonte: G1


Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »