saneamento basico

Leilão de energia caminha firme para matriz elétrica cada vez mais limpa.

O leilão de energia de agosto, chamado de A-5 porque os empreendimentos entram em operação cinco anos depois de licitados, revelou que o país caminha firme para ter uma matriz elétrica cada vez mais limpa.

A diversidade de fontes contratadas não deixou a menor dúvida, com a negociação de hidrelétricas, pequenas usinas, biomassa e energia eólica. Para os próximos leilões, a entrada de projetos de energia solar fotovoltaica vai mostrar mais uma opção da qual não se pode abrir mão.

E, para não haver dúvidas sobre a evolução desta marcha, recente estudo do BID apontou crescimento das fontes limpas de energia na matriz energética da América Latina e do Caribe. A região ficou, em 2012, com 6% dos investimentos mundiais, da ordem de US$ 287 bilhões, com o Brasil na dianteira.

Por aqui, além dos leilões, outras existem outras iniciativas para aproveitar o potencial de energias renováveis. Um exemplo é o trabalho da Embrapa, junto com outras entidades de ensino e pesquisa, para descortinar novas rotas tecnológicas para a biomassa florestal.

Tudo, enfim, aponta para uma matriz cada vez mais limpa, graças ao aumento de escala e, conseqüente, redução de custos para explorar este imenso potencial que temos, seja lá das águas, dos ventos, do sol da biomassa ou de dejetos de animais que temos.

Fonte: Ambiente Energia
Veja mais: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2013/12/brasil-no-caminho-certo/23566

Últimas Notícias: