saneamento basico

(SE) Jackson discute projetos com grupo que pretende gerar 1,8 gigawatts

O governador Jackson Barreto recebeu em audiência, no final da tarde desta segunda-feira, 13, representantes do grupo Genpower que apresentaram, oficialmente, projetos para possível instalação de três usinas termelétricas em Sergipe. A intenção do grupo é implantar na Barra dos Coqueiros uma unidade com capacidade de geração de 1.200 megawatts (MW) movidos a gás natural e em Laranjeiras 600 MW. Para a implantação dos projetos o grupo, primeiramente, terá que vencer os leilões realizados pelo governo federal, que ocorrerão no primeiro ou segundo semestre deste ano.

Temos dois leilões durante este ano e vamos aguardar os resultados deles. O Estado tem interesse nessas termoelétricas, porque é fundamental para o nosso desenvolvimento. Evidente que eles [o Genpower] estiveram aqui discutindo conosco uma parceria, um apoio político e estratégico do Governo do Estado. Nós não podemos ficar vendo as coisas acontecerem nos Estados vizinhos e não buscar também para Sergipe, porque isso pode criar dificuldade para o nosso projeto de desenvolvimento”, argumentou o governador.

Segundo Jackson, a geração e ampliação de ofertas de energias são fundamentais para que o Estado mantenha o ritmo de crescimento que vem apresentando nos últimos anos como resultado do projeto de desenvolvimento traçado pelo Governo. “Nós colocamos a disposição, após o resultado dos leilões. Caso a empresa seja vencedora, daremos todo o apoio para viabilizar esses projetos fundamentais para geração de emprego e renda no estado, e acima de tudo, como elemento propulsor para nosso projeto de desenvolvimento. Sergipe tem sido muito feliz na chegada de muitos investimentos e é preciso termos a segurança dessas usinas termoelétricas no nosso estado”, afirmou.

Para o presidente do Genpower, Marcos Grecco, a reunião desta segunda-feira com o governador e representantes do Estado, demonstra o empenho do Governo em apoiar projetos que alinham-se ao desenvolvimento do Brasil. “Este ano, haja a vista a necessidade destes projetos serem implantados no Brasil, em função das demandas de consumo, o grupo tem a intenção de investir aqui no estado. São três projetos de termoelétricas, que já estão bastante avançados na área de desenvolvimento, não só desenvolvimento técnico e econômico, mas na área ambiental também. Agora estamos trabalhando para finalizar os projetos dentro de um prazo que possa participar deste primeiro leilão já no primeiro semestre de 2014”, expôs o presidente.

De acordo com Grecco, se considerarmos o crescimento do Brasil, hoje, a contribuição das futuras usinas sergipanas serão de expressão considerável. “A nível de crescimento do país, a cada 1% percentual de crescimento econômico do Brasil estamos falando que existe uma necessidade de fornecimento de energia de 1 a 1,2 gigawatts para cada 1%. Então, estamos falando, com estes projetos, em termos de aproximadamente 70% de cada 1% deste crescimento. Esses três projetos gerariam juntos 1,8 GW. São projetos representativos, haja vista o potencial do estado, inclusive o potencial vocacional, gerado pelas recentes descobertas e o leilões que aconteceram para extração de gás em Sergipe”, explicou Marcos Grecco.

Se o Genpower sair vencedora dos leilões a serem realizados pelo governo federal, as usinas em Sergipe serão implantadas no prazo de 5 anos, sendo que em janeiro de 2019 as unidades já poderão entrar em operação. Na Barra a UTE (Usina Termelétrica) passará a se chamar Governador Marcelo Deda.

O grupo já havia cadastrado anteriormente projetos para implantação de termoelétricas nos municípios de Laranjeiras e Barra dos Coqueiros, não sendo, no entanto, habilitado para prosseguir na disputa no leilão A-5 de 2013. Para este ano, o Genpower manteve o propósito de investir no estado de Sergipe e por decisão de sua diretoria, o grupo Genpower resolveu ampliar o projeto e substituir a matriz anteriormente pretendida.

Genpower
Fundado em 1993 o GenPower Group é um grupo de empresas de energia, atuando na geração de energia elétrica, logística de combustíveis fósseis e alternativos.

Desenvolvedor dos projetos vencedores nos leilões do Operador Nacional do Sistema (ONS) de A-3 de 2005 – UTE Brentech e A-3 de 2006 – UTE Muricy e UTE Camaçari, A-5 de 2007 – UTE Suape, com participação societária em todos os projetos. Fez parte do consórcio vencedor de 21 UTES nos Leilões A-3 e A-5 de 2008.

Atua também no fornecimento de grupos geradores movidos à Gás Natural, HFO (Óleo Combustível Pesado) e Diesel, soluções energéticas com sistema alternativo de energia para industrias, grandes centros comerciais, mineradoras e projetos especiais.Além de participar da implantação de dezenas de usinas térmicas com potência instalada da ordem de 2.500 MW;

O Grupo tem participação em mais de 47% nos projetos vencedores dos leilões de energia nova por disponibilidade já realizados.

Participação
A reunião desta segunda, 13, contou com a presença do diretor da Genpower, Daniel Magalhães; do secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento; do secretário-adjunto, Carlos Augusto Franco; do subsecretário de Desenvolvimento Energético, José de Oliveira Júnior; do diretor-presidente da Codise, Roberto Bispo e do assessor econômico do Governo de Sergipe, Ricardo Lacerda.

Fonte: FAxAju
Veja mais: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=176882

Últimas Notícias: