Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Arsesp efetuou reajuste e salva Sabesp da seca na Bolsa e ações avançam
O mercado repercute a decisão da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que na última quinta-feira autorizou o reajuste de 5,44% para as tarifas da Sabesp.
Nível de água do Sistema Cantareira cai e fica abaixo dos 12%
Os reservatórios de água do Sistema Cantareira voltaram a atingir o menor índice de sua história nesta terça-feira (22) com apenas 11,9% da sua capacidade. Nos últimos meses, o Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa.
Alckmin nega interesse eleitoral em adiamento de reajuste d’água
O governador Geraldo Alckmin (PSDB), negou caráter eleitoral na decisão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) de não aplicar imediatamente o índice autorizado de 5,4% de reajuste na conta de água.
Água de braço da Billings vai socorrer bairros de SP
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 21, o uso de um terceiro manancial para abastecer bairros da capital atendidos pelo Sistema Cantareira.
Henrique Pires é nomeado presidente da Funasa
A informação foi publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante.
Obama lança medidas para promover energia solar
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira uma série de medidas modestas para desenvolver a energia solar nos Estados Unidos, incentivando a instalação de painéis solares em terrenos públicos do governo federal.
Amae e Águas de Joinville divergem sobre o aumento da tarifa
A Companhia Águas de Joinville quer aumentar a tarifa de água e esgoto em 6% ao ano até 2017. Este acréscimo é em função da revisão tarifária, que ocorre a cada quatro anos. Entretanto, a Amae (Agência Municipal de Água e Esgoto) realizou um estudo baseado no orçamento da companhia para o período e constatou que o percentual da revisão deve ser menor: aproximadamente 3,5% ao ano.
Manaus desperdiça 252 milhões de litros de água por dia, aponta pesquisa
Amazônia é uma região privilegiada ao deter cerca de 80% do volume de toda a água doce superficial do Brasil. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Manaus Ambiental aponta que, dos 630 milhões de litros de água distribuídos por dia pelo órgão, uma média de 252 milhões de litros é desperdiçada.
Alckmin confirma multa ainda neste semestre por desperdício de água
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (21) que vai utilizar um terceiro manancial que abastece a Grande São Paulo para suprir a crise hídrica do Sistema Cantareira e confirmou que vai cobrar multa ainda neste semestre de quem aumentar o consumo de água.
Nanotecnologia pode tornar celulares medidores de qualidade do ar
O projeto IAQSense promete facilitar a medição dos poluentes em ambientes internos e tornar este controle acessível a qualquer pessoa. O trabalho foi financiado pela União Europeia e consiste no uso de nanotecnologia para monitorar os níveis de compostos voláteis presentes no ar.
Câmara deve analisar plano de saneamento básico ainda este ano
Apesar do prazo extra até 2015 para finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o Codau deverá apresentar o documento ainda este ano para análise dos vereadores. O plano foi enviado para avaliação da equipe técnica da Caixa Econômica Federal em dezembro e houve a recomendação de mudanças na proposta.
Moradores de Porto Alegre reclamam de mau cheiro após testes em Estação de Tratamento de Esgoto da Zona Sul
Algo não cheira bem na Zona Sul. Enquanto moradores relatam forte odor desde o início dos testes na operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) garante que o fedor não vem da estrutura responsável pela despoluição do Guaíba nas próximas décadas.
Água ‘contra’ racionamento é mais poluída; saiba o que fazer
O baixo nível de água no Sistema Cantareira, principal fonte da água da Grande São Paulo, levou a Sabesp a anunciar, no início de abril, que o volume morto do reservatório pode ser usado nos próximos meses.
Governador assina contrato de R$ 1 bilhão para investimentos em saneamento
O governador Tarso Genro assinou, nesta quinta-feira (26), no Palácio Piratini, convênio de R$ 1 bilhão com o Ministério das Cidades
ONS autoriza usinas a acelerarem geração de energia
Várias cidades banhadas pelo Rio Grande, no sul de Minas Gerais, estão sujeitas a elevações ou reduções repentinas do nível de água. O motivo para isso é a autorização concedida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para que as usinas de Furnas possam abrir os vertedouros acelerando o processo de geração de energia elétrica.
Gaeco fechará o cerco em contratos de concessão de água
Sindicato exige CPI e reestatização do sistema de abastecimento de água. Secretário de Administração que assumiu interinamente a Águas de Palhoça garante auditoria em todos os contratos da companhia
Alckmin confirma multa ainda neste semestre por desperdício de água
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (21) que vai utilizar um terceiro manancial que abastece a Grande São Paulo para suprir a crise hídrica do Sistema Cantareira e confirmou que vai cobrar multa ainda neste semestre de quem aumentar o consumo de água.
SP: Saae afasta risco de racionar água em Mogi Mirim
A crise vivida na grande São Paulo, com a falta de água nas represas e a possibilidade de racionamento já emitida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) não deve chegar a Mogi Mirim. A hipótese foi descartada pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Celso Cresta, no início da semana.
Dielson Brelaz assume SAAE Paritins
O novo administrador do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Parintins iniciou, na semana passada, seus trabalhos à frente da autarquia estipulando metas ousadas. Dielson Brelaz teve seu nome indicado pelo prefeito Alexandre da Carbrás e aprovado por 10 dos 11 vereadores de Parintins.
RS assina contrato de R$ 1 bilhão para investimentos em saneamento
O governador Tarso Genro assinou, nesta quinta-feira (26), no Palácio Piratini, convênio de R$ 1 bilhão com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para investimentos em saneamento e esgoto. O valor é originado do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II e beneficiará 16 cidades gaúchas.
Agência reguladora autoriza Sabesp a aumentar conta de água em 5,4%
Decisão da Arsesp foi publicada no Diário Oficial nesta Sexta da Paixão. Na véspera, secretário anunciou estudo para multar aumento do consumo.
Corsan admite coliformes fecais em água distribuída em Gravataí
A Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) admitiu nesta quinta-feira (17) que água contaminada com coliformes fecais foi encontrada no Bairro Santa Cecília, emGravataí, na Região Metropolitana da Capital. A empresa garante, no entanto, que o caso foi pontual e que já foi resolvido.
EMBASA reajusta tarifa em 7,8%
(SALVADOR – BAHIA ) Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (17), um edital que autoriza a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a proceder o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, nos municípios onde atua, em 7,8%.
Vazamentos de água em túnel viram polêmica entre Prefeitura e Sabesp
Vazamentos de origem não definida persistem no Túnel Maria Maluf, na Zona Sul de São Paulo. A Prefeitura de São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divergem sobre a origem dos vazamentos. A Sabesp diz que a água vem de um lençol freático e que a culpa é do sistema de drenagem. Já a administração municipal diz ter laudo técnico apontando que a água é tratada.