saneamento basico
ena-destaque

8º Encontro Nacional das Águas (ENA) com o tema Saneamento: a pauta do Futuro

Foto: Painel 6 – moderação Hydrus – Newton Azevedo

O evento reuniu em sua programação diversos painéis para compartilhar experiências e soluções desenvolvidas pelas operadoras privadas no país e teve a participação presencial em São Paulo e online transmitido pelo YouTube da ABCON SINDCON.

Realizado nos dias 16 e 17 de agosto, de forma híbrida, segue um resumo do segundo dia do evento.

O último dia do 8º ENA, também ficou marcado pela qualidade do conteúdo exposto pelos diversos painelistas participantes.

Durante o evento ocorreram muitas trocas de experiências  entre as empresas privadas de saneamento, autoridades, especialistas e o público em geral, e foi muito importante para o futuro do setor.

Na manhã da quarta-feira 17/08, segundo e último dia do evento, o Painel 6 – Desenvolvimento no setor de saneamento e os desafios na formação de profissionais técnicos, contou com a apresentação de cases sobre o tema pelos seguintes painelistas:

  • – Fabianna Strozzi, da Aegea Saneamento
  • – Luciana Brito, da GS Inima Brasil
  • – Livia Martins Borela Mamedio, da BRK Ambiental
  • – Ana Carolina Reis, da CSA (Equatorial)

A moderação ficou por conta do Newton Azevedo, da Hydrus Capacitação que deu início comentando sobre a relevância que este tema está tendo no setor e agradeceu a ABCON pela abertura e participação neste painel.

“Não dá para fazer um plano de educação corporativa se você não conhecer a idade da Concessão (infância, adolescência e maturidade), a região geográfica que está situada a concessão e a modalidade da interação (presencial, EAD online, M-learning e híbrido) para delimitar de que forma chegaremos ao público alvo e termos êxito na capacitação e, assim, poder customizar este programa”, citou Azevedo.

Luciana Brito, especialista em Gestão de Pessoas da GS Inima Brasil, agradeceu o convite para participar deste painel e  apresentou o case de Programa de Qualificação Profissional, uma iniciativa da GS Inima Brasil em parceria com o SENAI, para capacitação dos colaboradores da GS Inima Samar, de Araçatuba/SP, e da Saneouro, de Ouro Preto/MG,.

​Os cursos de iniciação profissional de encanador hidráulico e de atendimento ao cliente foram oferecidos inicialmente para os colaboradores. Em Ouro Preto, eles também foram abertos para a comunidade local  com idade superior a 18 anos  dando oportunidade à estes moradores para aprender uma profissão no setor de saneamento.​ O programa ofereceu mais de 5 mil horas de treinamento, distribuídas entre módulos e grupos.


LEIA TAMBÉM: 8º Encontro Nacional das Águas (ENA) e entrega de compromissos com as campanhas dos Presidenciáveis, no dia 16 de Agosto

Ana Carolina Reis, Superintendente Corporativa de Desenvolvimento e operações da CSA (Equatorial), apresentou os desafios de uma nova concessão recém formada no Amapá com a participação da Renata Fernandes, Gerente corporativa de seleção e Daniela Mota Gerente de formação.

Depois do intervalo, também foram apresentadas no Painel 7  Desafios Técnicos – Pós Marco Legal do Saneamento, cases com os temas reuso, zona rural e lodo pelos painelistas:

  • – Eduardo Pedroza, GS Inima Brasil
  • – Rodrigo Devienne, da TAE
  • – André Lermontov, Águas do Brasil
  • – José Gabriel Monteiro, da CSJ
  • – Eduardo Berretini, da GS Inima Samar
  • – Rodrigo Alves dos Santos Pereira, do grupo Iguá Saneamento
  • – Valdir Antonio Alcarde Junior, da Mirante, do grupo Aegea Saneamento

A moderação ficou por conta do Giuliano Vito Dragone, da GS Inima Brasil.

Eduardo Pedroza, Gerente de Novos Negócios da GS Inima Industrial, iniciou a participação  do bloco destinado ao desafio de reuso de águas no Brasil e apresentou a conjuntura do mercado de reuso de água na indústria brasileira como forma de preservar os mananciais para o abastecimento humano, em especial, nas regiões de estresse hídrico.

O reúso de água para fins industriais no Brasil evolui e, na oportunidade, destacou o Aquapolo Ambiental, controlado pela GS Inima Industrial e pela Sabesp, que é a maior planta produção de água de reuso da América Latina, que produz água para o Polo Petroquímico de Capuava a partir de esgotos domésticos tratados na ETE do ABC, da Sabesp.

“As importações de membranas (NF, UF e MF), tiveram um crescimento de 5 vezes ao longo de 15 anos (cerca de 12%a.a), o que demonstra o avanço no reúso de águas no Brasil”, comentou Pedroza.

Eduardo Berrettini, Diretor de O&M da GS Inima Brasil, apresentou a solução inédita no Brasil do secador solar de esgoto implantado na cidade de Araçatuba pela GS Inima Samar.

O secador solar de lodo faz com que o volume do resíduo final do tratamento de esgoto seja reduzido em 90%, diminuindo o custo de transporte e a disposição do resíduo no aterro sanitário, impactando positivamente no meio ambiente.

Um marco na sustentabilidade e inovação da GS Inima Brasil, visto que ele permite a destinação correta de resíduos, redução de impactos ambientais, redução de emissões GEE, eficiência energética, redução de custos, preservação da saúde e segurança na operação.

“A vida útil dos aterros no Estado de São Paulo  está cada vez mais curta,  apresentando elevados custos de destinação com índices acima da inflação, o que está inviabilizando o seu uso”, comentou Berrettini .

evento-ena

Foto: Equipe Hydrus e Portal Sanemanento Basico Newton Azevedo, Eduardo Pacheco, Marcia Andrea Freire Martinez, Ana Helena Berenhause e Flavio Lemos

No Painel 8 discutiu o tema compliance nas empresas de saneamento, e contou com a presença de quatro especialistas:

  • – Marcelo Zenkner, da Tozzini Freire
  • – Fernando Salvador, da BRK
  • – Gianpaolo Peduto, da Iguá Saneamento
  • – Leticia Geraci, do Grupo Águas do Brasil

A moderação foi da Alessandra Gonsales, do escritório Gonsales & Cho Advogados Associados.

E o último painel de discussão sobre assuntos de interesse do saneamento apresentou cases sobre inovação com o tema: O Futuro já começou – Inovação no setor de saneamento, com a participação dos painelistas:

  • – Murillo Borges, da Iguá Saneamento
  • – Luiza Acedo, da BRK Ambiental
  • – Letícia Theotonio, Gerente de Desenvolvimento de Projetos Estruturados da Veolia
  • – Wagner Carvalho, da Aegea Saneamento
  • – André Lermontov, do Grupo Águas do Brasil

Alessandro Hidalgo, da Terracom, moderou este painel.

No encerramento, o diretor-executivo Percy Soares Neto agradeceu a presença de todos que participaram presencialmente e online e aos que contribuíram com os conteúdos dos dois ricos dias de eventos.

Veja o 8º ENA na íntegra no canal ABCON  do YouTube!

🔗 Link: bit.ly/3SWSTYY

Elaborado por: Flavio H. Zavarise Lemos Para o Portal Saneamento básico

Últimas Notícias: