saneamento basico

ANA e AESA estabelecem novas condições de uso para o açude Epitácio Pessoa

Em resolução conjunta publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) fixaram novas regras de uso e monitoramento dos recursos hídricos do reservatório Epitácio Pessoa, também conhecido como Boqueirão, na Paraíba. De acordo com a Resolução Conjunta ANA-AESA nº 1.397/2016, somente os usos para consumo humano e dessedentação animal, prioritários para a Política Nacional de Recursos Hídricos, não sofrem restrições.

A nova Resolução estabelece que a captação de água para abastecimento público permanecerá restrita aos 650 litros por segundo, patamar que já vinha sendo praticado desde 1º de novembro de 2015. Outra regra da norma anterior que está mantida é a proibição do uso dos recursos hídricos do Boqueirão para fins de agricultura irrigada e demais usos consuntivos.

A Resolução determina, ainda, que a operadora dos Sistemas Cariri e Campina de Grande – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) – monitore a qualidade da água no ponto de captação, observando o disposto na Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, com ênfase no monitoramento de cianobactérias e cianotoxinas no manancial.

Os órgãos gestores do reservatório, ANA e AESA, deverão ter acesso mensal aos resultados completos do monitoramento realizado pela operadora e se articularão para fiscalizar o cumprimento das regras de operação.

O reservatório Epitácio Pessoa fica no município de Boqueirão (PB), na bacia do Alto Paraíba. A capacidade do açude é de 411,69 hm³ (411,69 bilhões de litros). Para acompanhar o volume acumulado no Boqueirão, acesse a página do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), da ANA, no endereço: http://sar.ana.gov.br/Medicao.

Fonte: Agência Nacional de Águas – ANA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »