saneamento basico

ANA participa de GT para propor alternativas de abastecimento de água em municípios sujeitos a seca

Nesta segunda-feira, 5 de setembro, o Diário Oficial da União publica a Portaria Interministerial nº 2/2016, que institui o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para identificar e propor medidas para enfrentar restrições ao abastecimento de água nas sedes urbanas em virtude de seca ou estiagem. Assinado pelos ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, o documento coloca a Agência Nacional de Águas (ANA) como uma das instituições que compõem o GTI. Representam a ANA o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, Sérgio Ayrimoraes, e o superintendente adjunto da área, Flávio Troger.

O Grupo de Trabalho Interministerial também é composto de representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MI, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA).

Cabe ao GTI propor critérios para identificar municípios que estejam enfrentando ou poderão enfrentar restrição de abastecimento de água devido à seca atual em várias regiões do Brasil e realizar a identificação das cidades que se enquadram nesta situação. Além disso, o Grupo de Trabalho Interministerial deverá elaborar um diagnóstico da situação desses municípios e propor medidas para enfrentamento da situação. O relatório final das atividades deverá ser apresentado em até 30 dias a partir de hoje, prorrogáveis por igual período.

Durante seus trabalhos, o GTI poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, além de especialistas em assuntos relacionados ao tema.

Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água

Em 2011 a ANA lançou o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, estudo que reúne informações sobre recursos hídricos e saneamento dos 5.565 municípios existentes no País até então. O Atlas aborda as demandas urbanas, a disponibilidade hídrica dos mananciais e a capacidade dos sistemas de produção de água e dos serviços de coleta e tratamento de esgotos até 2025 – horizonte de planejamento considerado. Com estas informações, a publicação apontou as intervenções que deveriam ter sido implementadas até 2015 para garantir água e saneamento nos municípios até 2025.

Fonte: Agência Nacional de Águas – ANA
Foto: Patricia Stavis

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »