saneamento basico

Arsec entrega hoje relatório sobre atuação da CAB Cuiabá

Será entregue hoje à Prefeitura de Cuiabá o resultado final da auditoria realizada na CAB Cuiabá. A informação foi confirmada pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). O procurador-geral do Município, Rogério Gallo afirmou que o prefeito Mauro Mendes deve dar publicidade ao relatório e apontar as medidas que serão adotadas em relação à concessionária. Na auditoria foi avaliada toda a concessão de água e esgoto da capital.

“A auditoria está sendo feita para avaliar a conformidade financeira, técnica e contábil da CAB Cuiabá”, disse Gallo.

Vale ressaltar que a auditoria está sendo realizada desde dezembro por técnicos da Arsec (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá). Nesta semana, o procurador-geral do município, chegou a comentar que o relatório será “revelador e bombástico”. Inclusive a origem dos problemas. O relatório também deve ser entregue aos órgãos de controle para as investigações necessárias.

A concessionária de água e esgoto foi contratada em 2012 na gestão do ex-prefeito Chico Galindo. O compromisso da CAB Ambiental era universalizar a distribuição de água nos bairros no período de três anos. Além do tratamento de esgoto por completo em Cuiabá em um prazo de 10 anos.

No contrato a empresa se comprometeu a investir R$ 6,5 bilhões em Cuiabá, no período de 30 anos. O investimento seria utilizado para alcançar as metas. No entanto, o grupo Galvão Engenharia, que administra a CAB Ambiental, está em recuperação judicial, processo autorizado pela Justiça para evitar falência.

Além de figurar nos primeiros lugares ranking de reclamações no Procon, a CAB Cuiabá tem rendido muito assunto nos últimos meses. Leilão cancelado, promessa de intervenção por parte da prefeitura, e outros. Resta aos usuários esperar pelo fim desta novela.

Fonte: Diário de Cuiabá
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »