A Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu, em sua sede, em Brasília, o curso Análise de Risco para Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos entre 17 e 21 de outubro. Além de servidores da ANA, participaram da capacitação técnicos de outras agências reguladoras e de órgãos gestores estaduais de recursos hídricos. Este curso foi o último ministrado no âmbito do acordo de cooperação técnica entre a Agência e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE, na sigla em inglês).
Durante a semana de atividades teóricas e práticas, os instrutores David Moser e Charles Yoe capacitaram os participantes em habilidades relacionadas à modelagem hidrológica. David Moser é líder sênior em Economia no Instituto de Recursos Hídricos do USACE, entre outras funções na instituição. Charles Yoe é professor de Economia na Universidade Notre Dame de Maryland e expert em análise de riscos.
Este acordo entre ANA e USACE capacitou 278 servidores da Agência e 215 de outras instituições, como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Em novembro de 2013, ANA e USACE formalizaram o acordo atual com duração de três anos. A parceria foi firmada com um investimento estimado de aproximadamente US$ 2 milhões para capacitação de servidores da Agência e de outros órgãos federais e estaduais relacionados aos recursos hídricos. Além disso, o acordo busca promover o intercâmbio entre os especialistas da ANA e do USACE principalmente em temas relacionados à gestão de riscos de inundações e operação de reservatórios.
Entre os assuntos abordados pelo Programa de Capacitação Técnica realizado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, estão: controle de cheias, operação de reservatórios, aspectos regulatórios, além do planejamento e operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.
O USACE é uma instituição de referência mundial em diversos campos da engenharia e em áreas, como: meio ambiente, navegação fluvial, operação de reservatórios e prevenção a cheias. A instituição dos Estados Unidos possui 34 mil funcionários civis e militares, que fazem gestão de projetos, apoio a construções e serviços de engenharia em mais de 130 países.
Foto: Marcela Coelho / Banco de Imagens ANA
Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)