saneamento basico

Plano de Saneamento inclui municipalização da rede de esgoto

A Agência Reguladora de Águas (Aras) incluiu como uma das metas do Plano Municipal de Saneamento Básico (2013-2043) a municipalização da rede de água e esgoto em Ponta Grossa. De acordo com o presidente da Aras, Delmar Pimentel, o motivo de incluir a municipalização como uma das principais metas do plano é para melhorar as condições de saneamento no município, nos distritos e localidades. “O objetivo é fazer com que o município faça a sua própria rede coletora e, dessa maneira, atenderíamos diversos locais que possuem arroios contaminados”, diz. Atualmente, o sistema de água e esgoto da cidade é administrada pela Sanepar.

De acordo com Pimentel, muitas cidades, inclusive da região, já contam com a municipalização. “Maringá já adotou este sistema, Jaguariaíva e Paranaguá. O município de Campinas, por exemplo, utiliza sistema próprio e fatura R$ 700 milhões por mês no sistema de água e esgoto”, explica.

Fonte: Ponta Grossa
Veja mais: http://www.pontagrossa.com.br/16627/noticias-de-ponta-grossa-pr/plano-de-saneamento-inclui-municipalizacao-da-rede-de-esgoto/

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »