saneamento basico
ANA Serviços Saneamento Básico

ANA recebe premiação do Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias 2024 em evento promovido pelo MDIC

ANA Selo Ouro MDIC

Primeiramente na manhã da quarta-feira, 21 de agosto, no Auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) recebeu três Selos Ouro de Boas Práticas Regulatórias na edição de 2024 dessa premiação organizada pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SCPR/MDIC).

Então os três normativos da ANA foram agraciados por atenderem a padrões nacionais e internacionais, além de seguirem as melhores práticas estabelecidas pela Portaria GM/MDIC nº 69/2023.

Ademais a cerimônia de entrega ocorreu durante o Encontro de Reguladores com o Setor Produtivo. Em suma evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a CNI. Estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o diretor da ANA Filipe Sampaio, entre outras autoridades.

Portanto os normativos premiados neste ano são a Resolução ANA nº 183/2024, sobre modelos de regulação tarifária dos serviços públicos de água e esgoto; a Resolução ANA nº 187/2024, que trata das condições gerais para serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e a Resolução ANA nº 188/2024, que define critérios para o automonitoramento do uso da água em corpos d’água de domínio da União.

Segundo essa premiação do MDIC tem o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento às regulações realizadas alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais. A avaliação seguiu os critérios estabelecidos pela Portaria GM/MDIC nº 69/2023 e levou em consideração os critérios de previsibilidade, qualidade e convergência regulatória e participação social.

Selos Padrão Ouro anteriores

A Resolução ANA nº 132/2022 foi reconhecida como Selo Ouro pelo MDIC na edição anterior do Selo de Boas Práticas Regulatórias. Mas o normativo trata das condições de operação das hidrelétricas de Jurumirim (SP), Chavantes (PR/SP) e Capivara (PR/SP) – que integram o Sistema Hídrico do Rio Paranapanema (PR/SP).

Já a Resolução ANA nº 70/2021 também foi avaliada como Selo Ouro, mas na primeira edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias em 2022. Tal documento da Agência estabeleceu as condições para a operação do Sistema Hídrico do Rio Tocantins. Composto pelos reservatórios de Serra da Mesa, Cana Brava, São Salvador, Peixe Angical, Lajeado (Luís Eduardo Magalhães), Estreito e Tucuruí.

Na 2ª Edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias. O MDIC concedeu à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) três dos 11 Selos Padrão Ouro. Destacando-a como a única agência reguladora com tantos prêmios dessa natureza. Os selos foram conferidos pelas Resoluções ANA nº 188/2024, que trata do automonitoramento do uso da água. A ANA nº 183/2024, que aprova a Norma de Referência sobre regulação tarifária de serviços de água e esgoto. E ANA nº 187/2024, que estabelece condições gerais para a prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Fonte: GOV.

Últimas Notícias: