Biosis
A BIOSIS acaba de entregar mais uma manutenção em um Sistema de Aeração com Skid Removíveis.
A principal vantagem desta configuração é a operação contínua do tanque, permitindo que os difusores fossem reparados do lado de fora do reator biológico.
A operação foi finalizada com sucesso, e devolveu a capacidade do tanque de realizar a transferência de oxigênio em plena potência.
As membranas danificadas sobrecarregam outros componentes do sistema, que por sua vez demandam desnecessariamente um consumo maior de energia elétrica.
Com sua capacidade de difusão colapsada, também desregulam o processo causando aumento nos valores de parâmetros de enquadramento, estabelecidos pelos órgãos ambientais.
Isto indica que ao manter uma manutenção preventiva no Sistema de Aeração através de limpeza / descolmatação ou troca de membranas danificadas, a eficiência de transferência de oxigênio aumentará pela recuperação da capacidade de difusão.
- Ocorrência de condições anaeróbias;
- Presença de organismos filamentosos;
- Desnitrificação no decantador secundário;
- Presença de odores sépticos;
- Aumento do SST e DBO no lançamento;
- Diminuição da eficiência de tratamento;
- Aumento do consumo de energia elétrica;
- Sobrecarga nos demais componentes do conjunto.
Quem faz Revitalização do Sistema de Aeração?
A BIOSIS é referência nacional no serviço de Revitalização de Sistema de Aeração por Ar Difuso, sendo a grande vantagem desse serviço na implantação de novas soluções tecnológicas que visam no bom funcionamento do sistema de tratamento, gerando economias consideráveis para administração e prolongação da vida útil do sistema.
A revitalização que a BIOSIS oferta ao mercado de saneamento público e privado, é realizado em Sistemas de Aeração instalados pela própria empresa ou por terceiros, e para isso, conta com um departamento de engenharia altamente capacitado para elaboração de estudos de caso para recuperação da oxigenação completa do reator biológico.
Fonte: Biosis