saneamento basico

Planejamento para Joinville e região

Por: Alodir Alves de Cristo
Fazendo uma retrospectiva histórica, a Câmara de Vereadores realizou, em parceria com o jornal “A Notícia”, em 2009, o Fórum de Planejamento Urbano de Uso e Ocupação do Solo de Joinville e Região, e em 2010, seminários sobre lixo, água e esgoto. Esses eventos foram organizados para chamar a atenção da comunidade e lideranças políticas para a importância de se ter um planejamento para a nossa cidade e região em relação à organização do uso e da ocupação do solo, estabelecendo-se metas e regras, como também a importância em relação ao planejamento e aos investimentos na infraestrutura, visando à qualidade de vida para a população.

Os problemas que estão acontecendo na nossa cidade e região em relação à falta de infraestrutura e ordenamento territorial foram amplamente discutidos nestes eventos, e soluções foram apontadas. É urgente a necessidade de pensarmos sobre a mobilidade, as ocupações com regras claras e definidas, a instalação de água e o esgoto devidamente tratado. A nossa região, uma das mais promissoras de Santa Catarina e a que mais arrecada, está à mercê em relação a investimentos em infraestrutura. O pior ainda é a falta de infraestrutura em questões básicas, como água e esgoto, essenciais para a qualidade de vida da população.

Joinville melhorou, pelo menos não está faltando água após a municipalização. No sistema de tratamento de esgoto, precisamos avançar muito. É de se lamentar. Segundo a ONG Trata Brasil, a nossa região tem um dos piores índices de coleta e tratamento de esgoto do País. As autoridades também precisam orientar a população em relação à água que é usada da fonte, pois esta necessita ser devolvida à natureza com qualidade. Também é necessária uma maior efetividade das autoridades em relação à ligação e ao tratamento da rede de esgoto.

Constata-se que na região próxima a Joinville, conforme acontecimentos recentes, planejamento e investimento na infraestrutura se fazem urgentes se quisermos um desenvolvimento sustentável, baseados nos conceitos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Temos que priorizar a qualidade de vida das pessoas e o bem-estar delas, e isso somente conseguiremos se tivermos sensibilidade da população e lideranças que priorizem uma vida sustentável, em que o mais importante seja o bem-estar das pessoas e sua valorização.

Fonte: Comunidade
Veja mais: http://wp.clicrbs.com.br/comunidade/2014/01/07/planejamento-para-joinville-e-regiao/?topo=84,2,18,,,77

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »