Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Sanepar dá lucro, mas causa prejuízo

  • Opinião
  • março 19, 2014

Conforme divulgado amplamente na imprensa recentemente, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) teve em 2013 um lucro de R$ 403 milhões, ou seja, 20% maior que em 2012, acompanhando as discussões de distribuição de lucro entre os acionistas, bem como que venderá ações etc. Gosto muito da democracia e do capitalismo, pois entendo ambos como as únicas formas conhecidas de boa convivência social e da busca humana pelo desafio, mesmo que esse desafio seja ter cada vez mais dinheiro. Porém, não podemos deixar de analisar uma empresa de saneamento básico que tem no seu fundamento existencial ter lucros consideráveis e prestar um serviço de qualidade tão discutível, para dizer o mínimo.

A Sanepar é considerada a melhor empresa de saneamento do Brasil, porém essa análise só é possível devido à mentalidade medíocre de alguns dos nossos administradores públicos. Além de ser um grande cabide de emprego de políticos e outros apadrinhados que não se reelegeram, é preciso ter uma visão estratégica e analisar seu fundamento básico de existência. Não é razoável uma empresa de saneamento desperdiçar 40% da água que trata e aceitar que coletar o esgoto e tratá-lo com 65% de pureza seja um bom índice. Na verdade, esses dados demonstram que a Sanepar desperdiça quase a metade do que seria lucro com a venda de água e devolve 35% do esgoto sem tratamento.

Uma empresa dessas não poderia dar lucro em dinheiro; não faz sentido, pois os prejuízos para a natureza e para a saúde da população são incomensuráveis. Com certeza gastamos muito mais que o lucro da Sanepar para tratar as doenças causadas pela falta de tratamento adequado do esgoto e que dá lucro, além de ser incalculável o custo ambiental nos rios e córregos do nosso estado. Basta lembrar que Curitiba, a capital ecológica que tanto nos orgulha, tem o segundo rio mais poluído do Brasil (perdendo apenas para o Tietê, em São Paulo) e essa poluição é esgoto não coletado, sendo que falta tratamento adequado do que é coletado.

Entendo o saneamento como um problema local, ou seja, municipal; portanto, não deveríamos ter uma única grande empresa responsável por todo o tratamento da água e esgoto em um estado grande como o Paraná. Precisamos entender que, às vezes, o lucro não compensa, ou não deve ser essa a busca de uma empresa de saneamento. Baseados apenas no lucro, utilizamos tecnologias obsoletas e nos satisfazemos com resultados medíocres, desde que resultem em lucro.

Eu esperava o tal choque de gestão prometido pelo governador com ações como a busca de um modelo alemão para resolver essa situação. Trata-se de um país pequeno, com duas vezes o tamanho do Paraná, com 82 milhões de habitantes, e que tem todos os rios limpos e navegáveis – é comum as pessoas pescarem nos rios e córregos por lá. Será que não poderíamos comprar a tecnologia alemã e resolver o problema? Quem sabe assim, em um futuro próximo, a empresa de saneamento local possa dar lucro, no sentido amplo da palavra.

Ademar Batista Pereira, presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul (Fepesul), é membro da executiva estadual do Partido Verde.

AnteriorAnteriorCâmara aprova adesão à agência reguladora para Saema
PróximoSaneamento: investimento terá que duplicar para que governo cumpra metaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
aquamec
logo-netzsch
Superbac
suez
Conaut
Penetron
logo-bioproj
bf-dias
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.