saneamento basico

A Saneago firmou Termo de Cooperação com oito instituições

A Saneago firmou Termo de Cooperação com oito instituições, que trabalharão juntas no auxílio à implementação de Planos Municipais de Saneamento Básico em Goiás.

 

O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Saneago, José Taveira Rocha; além dos representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- Seção Goiás (ABES-GO), da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Federação Goiana dos Municípios (FGM), da Associação Goiana dos Municípios (AGM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima).

 

Pelo acordo, a Saneago comprometeu-se a fornecer estudos e informações para subsidiar a elaboração dos Planos de Saneamento Básico.

 

Conforme destacado pelo Diretor de Expansão e Concessão, Afrêni Gonçalves, a parceria com o Ministério Público e demais instituições garantirá a efetivação das políticas públicas de saneamento no estado.

 

A Superintendente de Expansão e Concessão, Juliana Matos, ressaltou a importância da assinatura do termo para a efetivação dos contratos e fomentar que os municípios elaborem seus planos.

 

Destaques

 

A iniciativa do termo de cooperação partiu do projeto Saneando Qualidade, do Ministério Público de Goiás, tendo a Saneago se colocado prontamente à disposição, uma vez que o Plano de Saneamento Básico é condição de validade dos contratos de programa, após a publicação da Lei nº 11.445/2007, que instituiu as diretrizes nacionais para o Saneamento Básico.

 

Com o acordo, busca-se estimular a mobilização dos municípios para que, de forma participativa, elaborem e regulamentem seus instrumentos de planejamento e gestão nas áreas de infraestrutura e instalação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas, objetivando a universalização dos serviços de saneamento básico em Goiás.
Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »