saneamento basico

A toque de caixa a Câmara autoriza o prefeito negociar a concessão de agua e esgoto do município.

A Câmara de Vereadores de Itabaiana, Sergipe, aprovou na sessão de quinta-feira, 26/02 projeto de lei que autoriza o poder executivo estabelecer Parceria Pública Privada – PPP com empresas capacitadas para gerir e explorar o sistema de abastecimento de agua e esgoto do município.

O projeto de autoria do prefeito Valmir dos Santos Costa (PR) tramitou em regime de urgência e foi preciso a liderança de situação convocar parlamentar que estava ausente à sessão para ir votar e garantir a aprovação.

Surpreendida, a oposição tentou protelar a votação mais acabou vencida, embora os vereadores Roosevelt Santana (PSB) e Edilene Barros (PSL) tenham admitido a necessidade de aprofundar a discussão sobre o tema.

Nos bastidores o que se argumenta é que o prefeito sabendo da intenção do governo do estado em estabelecer uma PPP entre a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO e empresas especializadas quer se antecipar e assumir a negociação em relação ao município de Itabaiana.

A matéria é polêmica, a sociedade precisa ser ouvida, não é tão simples assim, o que propõe a lei é possível ser executado, mas necessita de tempo e muito dinheiro.

Se a proposta é boa para o município e seu povo porque não discutir publicamente sem o artificio da votação em regime de urgência na câmara?

Vencida no voto, a oposição pode ir a justiça questionar a proposta e sua condução, resta saber se tem essa disposição.

 

Fonte: Na Boca Do Povo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »