saneamento basico

Ação quer regularizar o serviço de saneamento básico de Goiânia e reduzir tarifas

O promotor de Justiça Fernando Krebs está acionando a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e o Município de Goiânia por irregularidades no contrato de concessão entre a administração municipal e a Saneago e nas revisões tarifárias realizadas em 2015.

O promotor pede por meio de liminar, que o município assuma o serviço público de saneamento ou deflagre processo licitatório para que haja concessão legal desse tipo de serviço a um terceiro. Isso porque, de acordo com o relato da ação, o contrato firmado entre a Prefeitura e a Saneago é precário e, por consequência, nulo. O prazo requerido para essas providências é de seis meses.

Krebs quer também que a Saneago deixe de cobrar a tarifa com os valores reajustados, devendo retornar aos aplicados em 1° de janeiro de 2015. A liminar também requere a devolução em cada fatura do dinheiro cobrado dos consumidores.  

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »