saneamento basico

Agência autoriza aumento de 6,5% na conta de água em SP

A Sabesp informou nesta semana que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou aumento de 6,495% nas tarifas da empresa a partir de 27 de dezembro.

A agência havia autorizado em meados de abril deste ano um reajuste de 5,44% nas tarifas da empresa, em um processo de revisão tarifária que deveria ter sido concluído em agosto do ano passado.

A companhia enfrenta grave crise hídrica no Estado de São Paulo que forçou a empresa a conceder descontos nas tarifas dos consumidores que economizarem água e a contingenciar pelo menos 900 milhões de reais em seu orçamento de 2014.

A Sabesp sofreu queda de 81% no lucro do terceiro trimestre em relação ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, para R$ 91,5 milhões.

Em meados deste mês, o diretor financeiro da companhia, Rui Afonso, afirmou a analistas que o reajuste das tarifas acabaria sendo maior que 5,44% diante da necessidade de correção monetária.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »